Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Biblioteca De Jaciara Esta Entre As 10 De MT Que Mais Se Destacaram Na Semana Nacional Do Livro E Da Biblioteca

EDUCAÇÃO: Biblioteca de Jaciara está entre as 10 de MT que mais se destacaram na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Publicado em: 04 de Novembro de 2021
Texto: ASCOM/Joelma Pontes
Foto: Ascom

A Biblioteca Municipal de Jaciara "Professor Geraldo Gomes Faria", ocupa o terceiro lugar na lista das dez bibliotecas públicas de Mato Grosso, que mais se destacaram pela reestruturação do espaço físico, Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (atendendo a Lei Municipal 1.990/2021), além de contar com programação cultural, bibliotecário e redes sociais ativas. As bibliotecas foram selecionadas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBP) e Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer (SECEL).

Jaciara, se destaca ao lado de municípios que também são exemplos no quesito biblioteca pública. Sendo Juína, biblioteca "Maria Santana do Nascimento (Primeiro Lugar) e Cuiabá, biblioteca  "Estevão de Mendonça", (Segundo Lugar).

Vale lembrar, que a biblioteca já promoveu atividades importantes e que envolvem a comunidade escolar como "Férias na Biblioteca" - encontro com músicas, conto de histórias, oficina de artes e brincadeiras; "Mamãe cadê meu livro" –trabalho voltado as mães com bebê, por meio de contos e, "Uma noite de amor na biblioteca" – poemas, músicas e apresentações voltadas para casais.

A Biblioteca já recebeu “Moção de Aplausos para a Biblioteca” em Dezembro de 2018 e “Moção de Aplausos Funcionários” em Dezembro de 2018.

O espaço é aberto, também, a população e está localizada na rua Itararé, 1353 - Centro.

SELEÇÃO- As bibliotecas foram selecionadas pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBP) e Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer (SECEL), durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída pelo Decreto Nº 84.631, de 09.04.1980. O critério de avaliação consiste na  estruturação  de forma adequada os equipamentos culturais. São elas: Juína, Cuiabá, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Barra do Bugres, Sapezal, Primavera do Leste, Canarana, Vera e Porto Alegre do Norte.

Vale ressaltar, que a seleção não tem relação com qualquer tipo de competição, mas uma forma de incentivar as bibliotecas municipais a se aperfeiçoarem cada vez mais.