Fale conosco

(66) 3461-7900

Ouvidoria Municipal

(66) 3461-7900


Educação


Prefeitura anuncia inscrição para programa de alfabetização de Jovens e Adultos de Jaciara

Os interessados deverão procurar a Secretária Municipal de Educação, munidos de documentos pessoais e comprovante de residência.

Foto: Reprodução

Jaciara está na lista dos 60 municípios que aderiram ao Programa Mais MT Muxirum, lançado pelo Governo do Estado no dia 11 de agosto deste ano, com intuito de alfabetizar jovens  e adultos, a partir de 15 anos de idade. As  aulas terão início no dia 1º de setembro. Os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal de Educação, munidos do RG, CPF e comprovante de endereço. Lembrando que,  a oportunidade também contempla moradores da zona rural.

Segundo a prefeita de Jaciara, Andréia Wagner, o objetivo é erradicar o analfabetismo e que para isso contará com cerca de 85 profissionais que já estão sendo contratados em parceria com o Estado para que as aulas sejam aplicadas na cidade. Em Jaciara, a expectativa é atender aproximadamente 2 mil pessoas. O programa tem um orçamento de R$ 14,7 milhões e deverá alcançar 48.399 pessoas em todo o Mato Grosso.

"Duas notícias boas acontecendo ao mesmo tempo. Primeiro que, não tem preço poder proporcionar ensino para milhares de pessoas que por diversas razões estão fora da escola. Segundo que, o Governo irá custear a contratação de educadores, proporcionando dessa forma conhecimento e a geração de  emprego e renda à nossa população jaciarense", observou Andréia.

O governador afirma que o Mais MT Muxirum foi um dos programas que lhe deu muito energia e o emocionou muito. “Vim de uma família humilde e minha mãe partiu com 83 anos de idade e não sabia escrever o próprio nome. Então, eu sei o que é isso e gostaria muito de algum dia poder contar essa história, que ajudei e que nós vamos ajudar a erradicar o analfabetismo em Mato Grosso”.

Colaboração

 

O programa Mais MT Muxirum será desenvolvido por meio do regime de colaboração entre Estado e municípios.

Alan Porto explica que o programa será executado pelo município, com atendimento flexibilizado quanto ao local – pode ocorrer em centros comunitários, igrejas, escolas – e com turma reduzida, de 10 a 15 alunos no máximo.

Serão atendidos jovens e adultos tanto da zona urbana como da zona rural, respeitando todas as regras de biossegurança.

“O regime de colaboração com os municípios é fundamental neste programa para que o atendimento chegue aos locais de mais difícil acesso. Hoje temos 199 mil jovens e adultos analfabetos nos 141 municípios de Mato Grosso, o que representa 5,9% da população acima dos 15 anos. Sem as parcerias, a implementação efetiva do programa não seria possível devido à extensão territorial do nosso Estado”.

Entre os desafios do programa estão a busca ativa dos quase 200 mil analfabetos e engajá-los no processo de aprendizagem. “E vamos conseguir isso com a participação dos prefeitos, dos secretários municipais de educação e da sociedade”, acrescenta Alan Porto.

Estrutura

O Mais MT Muxirum contará com 107 coordenadores municipais e 3.406 alfabetizadores nos 60 municípios.

O coordenador será responsável por acompanhar e orientar o trabalho pedagógico desenvolvido pelos alfabetizadores, intervindo, quando necessário, em função dos pressupostos teórico-metodológicos da alfabetização de adultos. Também fará registros periódicos da aprendizagem dos estudantes, auxiliando os alfabetizadores a redimensionar a sua prática pedagógica para atender as especificidades de cada turma.

Tanto coordenadores como alfabetizadores a busca ativa de jovens e adultos interessados em participar do programa e vão receber bolsas.

“A oferta do número de bolsas para coordenadores e alfabetizadores foi redefinida para abranger o maior número de alunos possível, principalmente pelo programa oportunizar o ensino em regiões distantes dos grandes centros. Somente para esses alfabetizadores, serão mais de R$ 12 milhões em bolsas”, afirma Alan Porto.

Publicado em 26/08/2021

Fonte: Ascom (Com Assessoria GCom-MT)



Últimas Notícias

2021 © Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000