Jaciara busca parceria com estado para reforma de escolas

O município conta com 5.669 alunos, sendo 2.628 atendidos pela rede municipal e 3.041 estudantes matriculados no estado.
Jaciara, 09 de março de 2021

Foto: ASCOM/2021

A prefeita de Jaciara, Andreia Wagner (PSB) esteve na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), recentemente, para solicitar a parceria do Estado, quanto a reforma e ampliação das unidades educacionais do município. O presidente da Assembleia, deputado Max Russi (PSB), também participou da discussão que aconteceu na sede da pasta, na Capital mato-grossense.

“Viemos em busca de uma solução à essas unidades que precisam de melhorias em caráter de urgência. É um clamor já antigo dos nossos alunos, de pais dos nossos alunos que precisam de uma estrutura boa para ter educação de qualidade. Sabemos do momento delicado que o país atravessa por causa da pandemia, mas temos que seguir trabalhando e pensando lá na frente. A reunião na Seduc foi bastante produtiva e, estamos na expectativa que em breve os nossos pleitos saiam do papel”, ressaltou Andreia Wagner.

Na cidade, existem 13 escolas, entre elas três creches sob a responsabilidade do Executivo municipal. São sete unidades administradas pelo município e outras sete pertencentes à esfera estadual. As municipais são: Escola Municipal Santa Rosa, Escola Municipal Magda Ivana , Escola Municipal Maria Villany Delmondes e Escola Municipal Amélia Freire Gomes, além das creches Menina Angélica,  João de Barro e Zulmira Barbiere.

As estaduais, são: Escola Estadual Modelo Santo Antônio, Escola Estadual Prefeito Artur Ramos, Escola Estadual São Francisco, Escola Estadual  Milton Da Costa Ferreira, Escola estadual Francisco Soares de Oliveira e Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho.

De acordo com o secretário de Educação do estado, Alan Porto, diversas escolas do estado, inclusive de Jaciara, estão na lista de execução de obras. “Entendemos a preocupação da prefeita Andreia. Foi muito importante esse contato dela e sua equipe aqui (na Seduc). Já explicamos ao presidente da Assembleia, deputado Max Russi todo o nosso cronograma de atividades pelo interior do estado e, esperamos em breve, dar boas notícias ao município de Jaciara. O governo do estado tem trabalhado de forma bastante organizada e técnica para atender todas as demandas da educação”, salientou o secretário.

“Temos que pensar no pós-pandemia. E, sabemos da realidade das escolas em Jaciara. São estruturas que precisam urgentemente de reforma que vão desde uma fiação até ampliação delas. Estamos falando de vidas, de crianças, adolescentes que precisam de um lugar tranquilo para assistir as aulas. Nossos professores e profissionais ligados à área educacional também precisam dessa estrutura para poderem desenvolver suas atividades, proporcionando qualidade no ensino. A Seduc se mostrou bastante preocupada não só com a situação de Jaciara, mas com todo o estado e estamos convictos de que essa situação será resolvida”, pontuou Max Russi.

Aulas Virtuais – Em Jaciara, as aulas começaram no dia 22 de fevereiro e por decisão da prefeitura em consenso com a Secretaria Municipal de Educação, permanecerão utilizando desse método (online), até que o índice de contaminação do coronavírus, reduza de forma considerável.

“Esse universo educacional envolve muita gente, profissionais que atuam de forma direta e indiretamente na educação, além, claro da grande demanda de alunos. Então, consideramos mais seguro que as aulas permaneçam de forma online até que essa pandemia dê trégua e possamos seguir tranquilos na rotina de antes”, assegurou a gestora.

Ainda de acordo com a secretária, o município conta com 5.669 alunos, sendo 2.628 atendidos pela rede municipal e 3.041 estudantes matriculados na rede estadual.

Publicado em 09/03/2021

Fonte: ASCOM/2021