Prefeitura Municipal de Jaciara Programa Educação Conectada leva internet gratuita para os alunos da Escola Mun. Santa Rosa - Prefeitura Municipal de Jaciara

Educação

Jaciara, 08 de agosto de 2019

Foto: ASCOM/PMJ

A Escola Municipal Santa Rosa, localizada no bairro Planalto, foi a primeira unidade escolar de Jaciara a receber o Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) com instalação de antena e equipamentos para distribuir sinal de internet na unidade. A ação é desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e vai beneficiar cerca de 310 alunos.

A tecnologia será útilizada pelos estudantes para fazer pesquisas escolares, trabalhos, entre outras atividades. Já os professores, gestores e direção, poderão usar o recurso para preparar as aulas, participar de ações de formação, conhecer políticas educacionais, compreender o uso da tecnologia e inovação para fins pedagógicos.

Segundo o técnico administrativo educacional, Paulo Ricardo Miranda, a estimativa é que até 2020 todas as escolas do município sejam contempladas. "O programa tem o intuito de abranger todos os municípios do país com a internet, nessa primeira fase a escola Santa Rosa selecionada, mas a ideia é que todas as escolas do município consigam a internet via terrestre", disse.

"Estamos muito felizes comemorando a instalação dessa internet via satélite, que é um sonho muito antigo da Escola Santa Rosa. Graças a Deus e ao apoio da nossa secretária de Educação, Ana Paula, que lutou para buscar essa conquista, vamos beneficiar os nossos alunos no laboratório de informática", destacou a diretora da escola, Luzinete Rosa Corrêa.

O coordenador, João Pedro Ricardo, destaca que é importante aprimorar buscar conhecimento e a internet é uma excelente ferramenta para esse processo. "Nós enquanto professores temos que estar sempre pesquisando e buscando melhorias de aprendizado para os nossos alunos e essa internet é um grande benefício para a nossa escola, assim poderemos desenvolver um trabalho muito melhor", declarou  o coordenador.

Sobre o PIEC

O Programa de Inovação Educação Conectada, do Ministério da Educação, tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade, por via terrestre e satélite para fomentar uso da tecnologia digital na Educação Básica.

Para isso o programa foi elaborado com quatro dimensões: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura que se complementam e devem estar em equilíbrio, para que o uso da tecnologia digital também tenham efeito positivo na educação.

O PIEC reúne recursos digitais dos principais portais, como Portal do Professor, TV Escola, Portal Domínio Público, Banco Internacional de Objetos Educacionais e parceiros. São inúmeros recursos educacionais digitais disponibilizados em um só lugar.

Publicado em 08/08/2019

Fonte: ASCOM-PMJ