Prefeitura Municipal de Jaciara Escolas municipais participam de avaliação do programa Mais Alfabetização - Prefeitura Municipal de Jaciara

Escolas municipais participam de avaliação do programa Mais Alfabetização

Jaciara, 27 de agosto de 2018

Com a missão de fortalecer e alicerçar as unidades escolares no processo de alfabetização, tanto na língua portuguesa quanto em matemática, entre os dias 21 e 23 de agosto foram aplicadas avaliações do Programa Mais Alfabetização (PMALFA) nas escolas municipais de Jaciara.

As turmas avaliadas foram as do 1º e 2º ano do ensino fundamental, pelo período de cinco horas semanais. O programa foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC), fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.

De acordo com a coordenadora municipal do PMALFA, Zélia Castro, essa ação prevê que ao final do 2º ano todas as crianças estejam alfabetizadas, cumprindo a determinação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). "Nos dois primeiros anos do ensino fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades, para que os alunos apropriem-se do sistema de escrita alfabética, de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos".

Saiba mais

O Programa Mais Alfabetização foi lançado com o intuito de reverter estagnação na aprendizagem, revelada pela ANA em 2016. Os resultados do levantamento mostraram que 54,73% dos estudantes acima dos oito anos, faixa etária de 90% dos avaliados, permanecem em níveis insuficientes de leitura – aferidos como 1 e 2. Na avaliação realizada em 2014, esse percentual era de 56,1%. Outros 45,2% dos estudantes avaliados obtiveram níveis satisfatórios em leitura, com desempenho nos níveis 3 (adequado) e 4 (desejável). Em 2014, esse percentual era de 43,8.

A terceira edição da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) foi aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC, entre 14 e 25 de novembro de 2016. Foram avaliadas 48.860 escolas, 106.575 turmas e 2.206.625 estudantes.

Publicado em 27/08/2018

Fonte: ASCOM-PMJ