Prefeitura Municipal de Jaciara Estão abertas as inscrições para o 2º Festival de Pipas de Jaciara "O céu é o limite" - Prefeitura Municipal de Jaciara

Educação

Jaciara, 15 de agosto de 2018

Foto: G1-PR

Meninos e meninas se preparem! Está chegando a 2ª edição do Festival de Pipas de Jaciara, será realizado no dia 25 de agosto, sábado, às 15h, no Estádio Municipal Márcio Cassiano da Silva.

No ano passado o evento foi um sucesso com a participação de mais de 100 pessoas. Este ano, serão premiados os primeiros e segundos lugares nas categorias: maior pipa, menor pipa e pipa mais criativa.

De acordo com a Diretoria de Esporte e Lazer (DEL), é absolutamente proibido o uso de cerol ou produtos similares que possam colocar em risco a vida dos participantes da programação.

As inscrições já podem ser feitas no Ginásio Municipal de Esportes, das 13h às 17h ou no dia do evento.

Origem da pipa

Segundo estudiosos, o ato de empinar de pipas é praticado no Extremo Oriente desde as primeiras eras. O Ocidente só efetivou sua prática a partir do século XIV. Os primeiros mercadores portugueses, ingleses e holandeses é que teriam trazido a pipa para a Europa.

Teorias, lendas e suposições tendem a demonstrar que o primeiro vôo de uma pipa ocorreu em tempos e em várias civilizações diferentes, mas a data aproximada gira em torno de 200 anos antes de Cristo. O local: China.

No Egito hieróglifos antigos já contavam de objetos que voavam controlados por fios. Os fenícios também conheciam seus segredos, assim como os africanos, hindus e polinésios. Já no Brasil conhecemos as pipas através dos colonizadores portugueses por volta de 1596.

Fonte: educacaopublica.rj.gov.br/cultura/folclore/

Publicado em 15/08/2018