Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Festival Estudantil Tematico Da PRF Estreia Nesta Segunda E Segue Ate O Dia 17 Em Jaciara

TEATRO PARA O TRÂNSITO : Festival Estudantil Temático da PRF estreia nesta segunda e segue até o dia 17 em Jaciara

Publicado em: 13 de Junho de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Imprensa Prefeitura Jaciara
Foto: Márcio Fidélis

A partir desta segunda-feira (13) até o dia 17, o município de Jaciara sediará a etapa regional “Aricá Mirim” do 13º Festival Estudantil Temático – Teatro para o Trânsito, no Centro de Eventos Jovelina Maria de Almeida em Jaciara, com entrada gratuita. Realização da Polícia Rodoviária Federal e apoio cultural da Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Educação/Diretoria de Cultura.

Segundo a coordenadora da etapa Aricá Mirim, Sabrina Silva, subirão no palco com texto e produção própria mais de 15 espetáculos com temática que visa sensibilizar e conscientizar a população, em especial crianças e adolescentes, sobre seus direitos e deveres enquanto usuário das vias terrestres.

“O festival tem a finalidade de formar cidadãos comprometidos com a segurança no trânsito e o bom convívio social através das artes cênicas, fomentando a produção cultural e artística no ambiente escolar e a sensibilização dos indivíduos quanto a responsabilidade de todos na construção de um trânsito seguro”, explica Sabrina.

O município de Jaciara bateu o recorde com inscrição de cinco produções locais encenadas por alunos das escolas Arthur Ramos, Francisco Soares, Gessy Antônio da Silva e Cia Municipal de Artes.

O Festival é divido em quatro categorias, são elas: Infantil (alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental), Infanto-juvenil (alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Médio e ensino não profissionalizante)  e Educação Especial (alunos das escolas e institutos para portadores de necessidades especiais, sem limite de idade).

O festival irá acontecer em três etapas, sendo cinco etapas regionais e uma estadual. As regionais serão realizadas nas cidades de Sinop, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Jaciara e Várzea Grande/Cuiabá. A grande final ocorrerá em Cuiabá, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.

PREMIAÇÃO

Nas etapas regionais serão premiados em cada categoria (Infantil, Infanto-juvenil e juvenil) os três melhores espetáculos, ator destaque, atriz destaque, o melhor texto inédito ou adaptação e a melhor direção. Já na etapa estadual serão acrescentadas as premiações de atriz revelação, ator revelação e primeiro lugar das categorias Infantil, Infanto-juvenil e Juvenil conforme o júri popular.

A categoria Educação Especial será avaliada e as notas serão guardadas em envelope lacrado. O resultado será divulgado após a premiação da etapa Cuiabá e a premiação será entregue na etapa estadual.

Espetáculo

13-06-2016

(Segunda)

Solenidade  de Abertura no Centro de Eventos