Ouvidoria Municipal

Rede municipal de ensino será contemplada com aulas de capoeira em Jaciara

Os alunos da rede municipal de ensino neste ano letivo contarão com mais uma novidade ofertada pela Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Educação, aula de Capoeira com o Grupo Abadá.

As aulas de capoeira serão disponibilizadas para os alunos de todas as escolas municipais e Unidades de Ensino Infantil ( a partir de 3 anos de idade) além do projeto social que contemplará crianças das regiões mais carentes do município de Jaciara.

Segundo o secretário Emerson Guimarães, a parceria foi firmada com o professor José Adeilton da Silva, conhecido popularmente por Baratão. Ele coleciona entre suas conquistas o título de Campeão Mato-grossense de Abadá, Campeão dos Jogos do Interior em Campo Verde, Campeão dos Jogos Interior em Goiás, dentre outros.

“Com a capoeira nossos alunos poderá aprimorar diversas condutas psicomotoras, destacando-se entre elas a coordenação motora geral, a lateralidade, e a organização espaço-temporal; assim como valências físicas como resistência, flexibilidade, agilidade, destreza e expressão corporal”, frisa Emerson.

Além desses benefícios, a capoeira também tem como objetivo fomentar o sentido de comunidade, estimulando o convívio com outras pessoas, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia, e o respeito mútuo, além de requerer constantemente a disciplina.

De acordo com o professor Baratão, a capoeira no ambiente escolar, esporte genuinamente brasileiro, fomenta a interdisciplinaridade e que requer para seu aprendizado um estudo profundo das demais disciplinas do currículo escolar básico, como a História e Geografia, favorecendo e enriquecendo a cultura popular brasileira.

Publicado em 26/01/2016

Fonte: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa