Prefeitura Municipal de Jaciara Educação realiza Seminário municipal do PNAIC - Prefeitura Municipal de Jaciara

Educação realiza Seminário municipal do PNAIC

Jaciara, 18 de setembro de 2015

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Jaciara realiza nesta quinta-feira (18/09), no Anfiteatro Jonas Pinheiro, o  Seminário de Ações do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa – PNAIC-2015, com o tema “Um Pacto do Brasil com as Crianças Brasileiras”. O evento, contou com a presença de autoridades municipais e educadores locais, com o objetivo de socializar experiências de alfabetização e formação de professores ligados ao programa.

Após a solenidade de abertura, com fala das autoridades, teve o momento cultural com alunos da Escola Estadual Francisco Araújo Barreto, apresentação da proposta do Pnaic e palestra sobre o tema: “O professor como protagonista no processo de alfabetização e letramento. Durante a tarde, serão desenvolvidos outros temas  e didáticas com as escolas municipais e estaduais.

O secretário de Educação, Emerson Guimarães da Silva, falou sobre o PNAIC-2015: “Temos mais de dois mil alunos da rede municipal e estadual de Jaciara que estão sendo contemplados com esta ação do governo federal, que teve total apoio do governo municipal, e em cujo desenvolvimento nossos professores, diretores e supervisores têm papel fundamental. Parabenizo a todos.”

Maria Madalena Caixeta Tavares, coordenadora local do Pnaic, também falou sobre as ações do programa: “Este programa é importante porque nos proporciona a trabalhar de uma forma muito prazerosa com nossos alunos, trabalhar com dinamismo que muito contribui para a aprendizagem dos alunos”. - partilhou a educadora.

Para Mariley de Oliveira Freitas, Assessora Pedagógica do município, O evento também tem o objetivo de discutir com os educadores assuntos que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização.  “Esperamos que as escolas dialoguem com a comunidade em que se encontram inseridas, aprofundando a relação entre ambas e criando um espaço colaborativo, no intuito de alfabetizar todas as crianças até o final do 3° ano do ciclo de alfabetização.” Argumentou Mariley.

Jaciara aderiu ao Pnaic no início de 2013.  O Pacto é uma parceria na formação continuada do professor para trabalhar todas as atividades que asseguram a criança de até oito anos de idade o domínio da leitura e da escrita. A primeira fase do programa no município aconteceu em fevereiro deste ano.

Publicado em 18/09/2015

Fonte: Ascom/Jaciara