Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Talentos Foram Revelados No Palco Do Anfiteatro Durante O 2 Sarau Genios Da Literatura

CULTURA : Talentos foram revelados no palco do Anfiteatro durante o 2º Sarau ‘Gênios da Literatura’

Publicado em: 24 de Agosto de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara
Foto: Luan Ayalla

O 2º Sarau “Gênios da Literatura” fez um tour pela história com o resgate feito pela comunidade escolar da rede Estadual e Municipal de ensino do município de Jaciara. O evento realizado na sexta-feira (21) pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação/ Diretoria de Cultura, contou com um público de 500 alunos durante os dois períodos, no Anfiteatro Jonas Pinheiro.

No Sarau, cada escola apresentou obra de um autor da literatura brasileira como José de Alencar, Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, Cassimiro de Abreu, Carlos Drumond de Andrade, Vinícius de Moraes, Graciliano Ramos, Clarisse Linspector e Moacyr Scliar. E através do universo destes gênios, vários talentos foram revelados durante a segunda edição do Sarau.

Os alunos das escolas, Magda Ivana, Maria Vilany, Araújo Barreto, Antônio Ferreira Sobrinho, Artur Ramos, Francisco Soares, Milton Ferreira da Costa, Santo Antônio e São Francisco subiram ao palco com o mesmo objetivo, resgatar ainda mais interesse por aqueles que fizeram a história do Brasil e seu povo, através de textos e deixaram uma rica herança que ultrapassa e perpetuará por séculos nos lugares mais exclusivos na estante de livros.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Emerson Guimarães, além de vivenciar parte do universo das obras de 10 gênios brasileiros, talentos foram descobertos entre as apresentações, principalmente na arte cênica.

“Um exemplo foi a pequena Evellyn, aluna da Escola Estadual Araújo Barreto. Ela foi uma dos talentos que roubou a cena durante o encontro, deixando todos com o queixo caído com sua interpretação e habilidade no improviso, dando vida à boneca Emilia, personagem mais sapeca do clássico Sitio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato”, ressalta o secretário.

Para o diretor de Cultura, Vinicius Moura, a gratidão em coordenar mais um sarau e desta vez ao lado dos colegas de trabalho Sarah Martins e Cláudio Alves, onde várias foram as surpresas proporcionadas pelos artistas antes anônimos que existiam pelas nossas escolas.

“Agora, nos conhecemos e levamos esse dia com carinho, aqui dentro pro resto da vida. Valeu atores e aos autores, Gênios da literatura, os quais fizeram a nossa história através de suas histórias que ainda hoje nos encantam e nos inspiram. Afinal qual a distância do século passado para 2015 quando podemos viajar num estalo com um simples “Era Uma Vez”?