Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Seminario Encerra Primeiro Ciclo Do PNAIC Em Jaciara

EDUCAÇÃO: Seminário encerra primeiro ciclo do PNAIC em Jaciara

Publicado em: 20 de Fevereiro de 2015
Texto: Ana Maria Ferreira /Ascom Jaciara

O seminário de conclusão do segundo ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), em Jaciara iniciou na manhã desta quinta-feira (19) no Centro de Eventos Jovelina de Almeida e contou com a participação de educadores das instituições públicas e privadas de ensino e palestrantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) além do prefeito de Jaciara, Ademir Gaspar de Lima e do secretário municipal de Educação, Emerson Guimarães.

Criado em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para isso, ele contempla a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o país. Até o momento, mais de 5.000 municípios e todos os estados brasileiros já aderiram ao Pacto, atendendo a uma totalidade de aproximadamente 7 milhões de estudantes dos três anos do ciclo de alfabetização, em cerca de 108 mil escolas.

Para alcançar o objetivo de alfabetizar todas as crianças brasileiras menores de oito anos de idade, o programa conta com um orçamento previsto na ordem de R$ 3,3 bilhões. Dessa forma o Pnaic busca investir e valorizar o processo de formação, de avaliação e a disponibilidade de materiais didáticos nas escolas, para o uso do educador e também do aluno. O Pnaic dispõe de metodologias que proporcionem a criança à apropriação do conhecimento do sistema de linguagem escrita tornando-a sujeito dessa ação.

Jaciara aderiu ao Pnaic no início de 2013. Essa primeira fase encerra com um seminário iniciado na quinta-feira (19) e finaliza nesta sexta-feira (20).  De acordo com o secretário municipal de Educação, Emerson Guimarães, o programa é um sucesso no município. “O Pacto é uma parceria na formação continuada do professor para trabalhar todas as atividades que asseguram a criança de até oito anos de idade o domínio da leitura e da escrita. E município tem alcançado êxito com o Pnaic.” Disse o secretário.

O prefeito de Jaciara, Ademir Gaspar de Lima prestigiou a abertura do evento e na oportunidade falou do empenho da atual Administração em garantir uma educação pública de qualidade. “Nós temos um compromisso com todas as pastas do nosso município, mas a Educação tem uma responsabilidade maior porque é daí que sai cidadãos com boa formação. Por isso nossa Administração tem esse compromisso com a sociedade que é a valorização do professor e um ensino de qualidade”. Afirmou o gestor.