Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Festival De Leitura Da Escola Maria Vilany Revelou Varios Talentos

EDUCAÇÃO: Festival de Leitura da Escola Maria Vilany revelou vários talentos

Publicado em: 06 de Novembro de 2014
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Educação Municipal

Vozes e instrumentos afinados, desenhos especiais e encenação que não deixou a desejar foram algumas das surpresas reveladas no Festival de Leitura 2014 que rolou nas manhãs dos dias 5 e 6 de novembro, no palco do Centro de Evento Maria Jovelina de Almeida.

De acordo com a organização do certame, o objetivo principal é propiciar aos alunos uma forma lúdica de leitura e motivá-los para buscar a leitura por prazer, incentivando-os a ver nos livros uma nova maneira de ver a vida, criando e recriando com a literatura. E o objetivo foi alcançado prova disso foi a revelação de vários talentos nas artes cênicas, música e desenho.

No primeiro dia, as apresentações ficaram sob o comando da 3ª Fase do 2º Ciclo com os gêneros teatro, poema, paródia, história em quadrinhos e coreografia. Baseados nas obras “Quem Roubou o Meu Futuro (Sylvia Orthof), “A Guerra do Lanche” (Lourenço Cazarré), “O Meu Pé de Laranja Lima” (José Mauro de Vasconcelos), “Os Pequenos” (Aristidis Fraga Lima) e “Amigo é Amigo” (Ana Maria Machado).

Já no segundo dia quem comandou o palco foram os alunos do 3º Ciclo com as obras “A Cor do Preconceito” (Carmem Lúcia Campos), “Pollyanna Moça” (Eleanor H. Porter), "A Esperança por Um Fio” (Menalton Braf), “O Estudante III” (Adelaide Carraro) e “A Moreninha” (Ivan Jaf). Da mesma forma, todos os temas foram adaptados ao teatro, música, coreografia, paródia, HQ e poema.

O Festival de Leitura além da participação dos alunos da E.M Maria Vilany também recebeu alunos de outras instituições. Foram dois dias de muita cultura, conhecimento e entretenimento. O evento foi organizado pelas professoras Claudirene Silva Lima e Neuza Silva da Cruz, as quais contaram com o apoio da diretora Sônia Maria Araújo e da coordenadora dos dois ciclos, Márcia Cristina Ferreira Farias.

O sucesso do evento também se deve a colaboração dos demais professores, articuladora da 3ª Fase do 2º Ciclo e do 3º, coordenadoras da Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Cultura e principalmente dos alunos, que com seus empenhos, tornaram possível o evento.