Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Todos Os Sabados Tem Escola Aberta Na Magda Ivana

EDUCAÇÃO: Todos os sábados têm Escola Aberta na Magda Ivana

Publicado em: 22 de Setembro de 2014
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Educação Municipal

Todos os sábados a Escola Municipal Magda Ivana recebe alunos da instituição com atividades extracurriculares do Programa Escola Aberta, que têm como principal objetivo apoiar a abertura, nos finais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em regiões com vulnerabilidade social.

O Programa Escola Aberta visa à melhoria da qualidade da educação e ao fortalecimento dos laços entre escola e comunidade, por meio da realização de atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer e de geração de renda. Esta estratégia potencializa a parceria entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingo, baseada em oficinas promovidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Este programa, Escola Aberta, criado pelo Governo Federal, é realizado em acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e executado pelo MEC através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

As aulas de pintura em tecido, com a professora Lucilene, já está em andamento desde o mês de março deste ano. Suas alunas já pintaram muitos panos de pratos e o próximo passo será aprender técnicas de crochê para fazer o caseado e finalizar a peça.

A aluna da primeira série vespertino, Kawanny Torres Langder, 8 anos, é uma das primeiras a freqüentar as aulas de pintura em tecido. “Eu acho muito legal participar das aulas no sábado, se fico em casa não tenho nada para fazer e acabo dormindo”, conta.

Thais Lorraine dos Santos com apenas 8 anos, cursa a segunda série no período vespertino, revela que já perdeu as contas de quantos panos de pratos confeccionou, só sabe que no total foram mais de dez unidades.

Jaqueline dos Santos, 12 anos, que é irmã de Kawanny, nos conta que é uma das primeiras alunas das aulas do Programa Escola Aberta. “Já pintei mais de dez e estou guardando para dar de presente para minha mãe, avó e tias.