Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Vai Respirar Cultura Com O 1 Sarau No Memorial

EDUCAÇÃO: Jaciara vai respirar cultura com o 1º Sarau no Memorial

Publicado em: 22 de Agosto de 2014
Texto: Márcio Fidélis/ Ascom Jaciara

Tour pelo museu, literatura, poesias, música, palestra educação ambiental, arte ao vivo, dentre outras atividades, farão parte do 1º Sarau no Memorial, que rolará durante o dia todo da sexta-feira (29.08), na Casa Memorial Paulo da Costa Ferreira, localizada na Rodovia MT 457, no inicio da Estrada Parque Cachoeira da Fumaça.

Para a secretária municipal de Educação e Cultura, Elizabete Oliveira de Lima, esta é uma oportunidade para podermos fomentar a cultura principalmente as raízes do povo jaciarense. “A casa do memorial foi a primeira residência construída no município de Jaciara, onde morou a Família Ferreira, a principio o senhor Antônio Ferreira Sobrinho e posteriormente por longos anos o seu filho Paulo Ferreira da Costa”, conta.

O Memorial Paulo da Costa Ferreira, criado pela lei n. 1.441, de 23 de maio de 2012, proporciona ao visitante um mergulho na história do município, com um acervo rico e bem conservado com objetos de época, fotos, documentos, recortes de jornais, móveis originais da residência, entre outros atrativos que prometem ficar na memória dos visitantes.

O espaço também abriga documentos que relatam desafios e conquistas de um povo que se aventurou pela busca de seus ideais numa terra até então pouco habitada. Por conta disso, descobriram o potencial econômico o que levou a transformação da região, na Jaciara que todos conhecem hoje.

Segundo o coordenador de Cultura, Vinicius Moura, estarão participando do 1º Sarau no Memorial 11 instituições de ensino do município, entre elas escolas municipais, estaduais, particulares e filantrópica. “Cada aluno deverá levar seu próprio tapete (pequeno) para que ele participe das rodas de atividades, já que se trata de um sarau, que tem por objetivo manter o aspecto simples, porém confortável e recheado de cultura”, explica.

Os organizadores do evento solicita que cada escola selecionem alguns alunos para recitarem poesias na roda de literatura e poesia, como também oriente alguns alunos que toquem violão para se apresentar na roda de música.

ATIVIDADES

TOUR PELO MUSEU - Pretende-se com esta atividade incentivar o interesse pela história do município, divulgando o acervo histórico, que será coordenado pelo historiador David Bueno da Silva.

LITERATURA & POESIA – tem como objetivo incentivar o interesse pela leitura e o fascínio pelo universo lúdico, além de permitir que alunos se expressem de forma lítero-artística, recitando poesias e expondo seus gostos e prazeres literários de forma descontraída. A coordenação deste grupo ficará por conta de, Maria Madalena Caxeta, Marlene Gaio, Luzia Silva, Benedita Neire Magalhães e participação especial de Ana Paula.

PALESTRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL– Com esta atividade pretende-se despertar e formar multiplicadores de preservação do meio ambiente. As biólogas da secretaria adjunta de Meio Ambiente Cenita Maria de Oliveira e Lucimara Afonso Castilho e pelo professor João Carlos. Na oportunidade será feito o plantio simbólico de mudas.

ARTE AO VIVO – Com várias manifestações artísticas e culturais, que contará com apresentação do grupo de capoeira e grupo de dança da Escola Estadual Santo Antônio, do projeto Mais Educação.

MÚSICA – Este será o momento de maior descontração aos participantes, onde eles poderão fazer seus pedidos musicais e acompanhamento em forma de cantoria, mantendo sempre como característica a confraternização e o incentivo a manifestação artística.