Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Escola Maria Vilany E Contemplada Com Sala Multifuncional Para Aprendizado Especial

EDUCAÇÃO: Escola Maria Vilany é contemplada com Sala Multifuncional para aprendizado especial

Publicado em: 08 de Agosto de 2014
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Educação Municipal

A Escola Municipal Maria Vilany Delmondes comemorou na manhã desta sábado (09) o Dia da Família na Escola e na oportunidade foi inaugurada a Sala de Recursos Multifuncionais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) destinada aos alunos com necessidades especiais.

A secretária adjunta de Educação, Lúcia Elena Marcideli, representou a titular da pasta Elizabete Oliveira de Lima, que se encontra em Cuiabá realizando um procedimento cirúrgico. Segundo ela, esta é a segunda unidade no município equipada com computadores próprios para este tipo de aprendizado, móveis, lousa e materiais especificos.

“Antes todas as crianças com necessidades especiais tinham que freqüentar a Unidade de Ensino Infantil Zulmira Barbieri, onde já existe desde 2012. Com mais esta unidade vamos descentralizar o atendimento e facilitar o deslocamento destes alunos”, explica.

Segundo Lúcia, breve todas as instituições municipais de ensino serão contempladas com o espaço do AEE. A próxima inauguração será na Escola Municipal Magda Ivana, no Bairro Jardim Aeroporto. Em seguida será a vez da E.M Amélia Freire. Nestas duas instituições o espaço já começou a ser montado.

Na sexta-feira (08), a Escola Municipal Santa Rosa, na BR 364, realizou atividades do projeto Família na Escola onde foram apresentados os trabalhos do Programa Mais Educação com mostra de artesanatos, palestra com representantes do Conselho Tutelar e a leitura de relatório dos alunos.

Marcaram presença os pais dos alunos da instituição, professores, funcionários e a diretora da instituição Maria do Carmo Ramalho e a equipe da Secretaria de Educação.

Sala de Recursos Multifuncionais

Segundo a secretária de Educação Elizabete Oliveira de Lima, o espaço tem como objetivo apoiar a instituição de ensino com ofertando o Atendimento Educacional Especializado (AEE), prestando de forma complementar ou suplementar os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades, matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem.

O programa disponibiliza às escolas de ensino regular, conjunto de equipamentos de informática, mobiliários, materiais pedagógicos e de acessibilidade para a Sala de Recursos Multifuncionais.

Para se conseguir o espaço de aprendizado especial, cabe a secretária de Educação a disponibilização do espaço físico para a implantação dos equipamentos, bem como do professor para atuar no AEE.

“A Secretaria Municipal de Educação apresentou a demanda no Plano de Ações Articuladas – PAR, onde indicamos as escolas a serem contempladas por meio do Sistema de Gestão Tecnológica – SIGETEC”, finaliza a secretária.