Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Nucleo De Tecnologia Oferece Cursos De Capacitacao

EDUCAÇÃO: Núcleo de Tecnologia oferece cursos de capacitação

Publicado em: 21 de Julho de 2014
Texto: Márcio Fidélis/ Ascom Jaciara

A secretaria municipal de Educação, através do Núcleo de Tecnologias Educativas do Município de Jaciara (NTM), está com as inscrições abertas para as turmas de formação continuada em tecnologias educacionais para o segundo semestre de 2014.

De acordo com a coordenadora do NTM, Elizângela Lopes de Lima, as inscrições podem ser feitas na sede do núcleo, localizado ao lado do IFMT na Rua Juruce, 1241. “os cursos são gratuitos com duração de 4 meses e será emitido a certificação MEC”, disse.

O Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologias na Educação tem como objetivo promover ações de formação continuada que contribuam para dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem, sendo assim melhorar o aprendizado do aluno, promovendo o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimento esperado e, cada nível/série.

A inclusão digital aos professores e gestores de escolas públicas da educação básica e comunidade escolar em geral também são os objetivos do Programa Nacional de Formação em Tecnologias na Educação.

Neste ano de 2014, o NTM de Jaciara, segundo a coordenadora, passou a ofertar mais uma capacitação do MEC, que é a Rede de Aprendizagem (RA), além das outras três IED, TIC e PITEC. “Houve também uma reformulação na capacitação, esse ano o sistema integrado alterou a sua forma de inscrição, não permitindo mais a matricula de um CPF que já tenha concluído algum curso. Ou seja, se um funcionário cursou o IED em qualquer ano anterior, não poderá ser matriculado novamente”, finaliza.

CURSOS OFERECIDOS

- Informática Básica no Linux Educacional, com a carga horária de 60 horas. Turmas segunda-feira das 13 as 16 horas. Nas terças das 19 às 22 horas. E aos sábados, das 14 às 17 horas, na Escola Municipal Magda Ivana.

- Introdução Educacional Digital, com a carga horária de 60 horas, turmas na terça-feira, das 17 às 19 horas e nas sextas, das 19 às 22 horas. Direcionado a todos os profissionais da educação tanto da rede municipal quanto estadual de ensino.

- Tecnologia na Educação “ensinando e aprendendo com as novas TICS”, com a carga horária de 60 horas, turmas somente nas quintas-feiras, das 13h30 às 16h30, aos professores, TDI/TDE (com licenciatura) e gestores da rede pública de ensino.

- Elaboração de Projetos, com a carga horária de 40 horas. Este curso visa capacitar os professores para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando tecnologia a educação existente.

- Rede de Aprendizagem, com a carga horária de 40 horas, as aulas serão realizadas todas as quartas-feiras, das 19 às 22 horas. O curso tem como objetivo proporcionar aos professores e gestores compreender como as novas mídias sociais diversificam as relações entre as pessoas, e em especial, como estas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.

Outras informações através do telefone (66) 3461-4740. Falar com Juliana ou Elisângela.