Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Atual Administracao Investe Em Esporte Para Preparar Cidadaos De Bem

EDUCAÇÃO: Atual administração investe em esporte para preparar cidadãos de bem

Publicado em: 25 de Abril de 2013
Texto: Aline Bassanesi/Ascom

O esporte vem se destacando em Jaciara. O município hoje conta com o Camfej (Campeonato de Futsal de Jaciara) que é tradição no Vale do São Lourenço, além de campeonatos regionais e escolares que atingem várias modalidades. Outro esporte que também vem ganhando vários adeptos e campeões, são as lutas esportivas, como o MMA (Artes Marciais Mistas) e o Jiu-Jitsu.

A Prefeitura de Jaciara realiza a alguns anos o projeto “Mão Amiga”, que tem como principal objetivo, fazer campeões no esporte, na vida e na sociedade.  De acordo com um dos instrutores do projeto, Pedro Souza, que também é lutador, o projeto volta com mais força e ampliação em 2013. “Nosso intuito é continuar formando campeões no Jiu-Jitsu em nível nacional e internacional”, explica Pedro.

De acordo com o prefeito Ademir Gaspar de Lima, o projeto deve continuar em 2013. “Já estamos mexendo com a licitação para comprar o que for necessário e dar continuação a esse projeto que revela tantos atletas. Nosso trabalho é pensado em toda a comunidade, por isso a importância de apoiarmos o esporte e esses projetos que fazem a diferença na vida da nossa população”, comentou o prefeito.

A equipe de lutadores do município é destaque no cenário esportivo, já trouxe muitos prêmios, entre eles o Mundial de Jiu-Jitsu. O Atleta Oscar Romero, começou no projeto e hoje é instrutor dos novos aprendizes. Oscar participou de três eventos de MMA sendo campeão em todos. Além disso, levou o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu no ano passado.

Outros atletas que começaram no projeto “Mão Amiga” também vem se destacando nas competições. Exemplo disso é a atleta Mariana Santos que com apenas 15 anos foi campeã brasileira e mundial de Jiu-Jitsu esportivo no ano de 2011. Flavia Maiberg, que hoje também se torna instrutora do projeto, assim como Mariana e Oscar, foi campeã brasileira em 2010 e 2011. Em 2012 conseguiu o segundo lugar no brasileiro e no Campeonato Mundial, todos pela categoria de Jiu-Jítsu.

Pedro Souza que hoje é um dos grandes destaques nas lutas esportivas também faz parte da Direção de Relações Publicas da Federação de Jiu-Jitsu Esportivo do Mato Grosso. Segundo ele, dia 28 de abril acontece a primeira etapa do Campeonato Estadual em Rondonópolis, e Jaciara terá 40 atletas representando o município. A seletiva acontece em busca de uma vaga para o Campeonato Brasileiro. “Estamos treinando muito e pesado. A nossa expectativa é a melhor possível, vamos em busca das vitórias”, destacou.

Pedro acumula inúmeras vitórias em diversos campeonatos nacionais e mundiais. Participou de 13 lutas de MMA, vencendo 11. Em 2009 e 2010 foi campeão brasileiro de Jiu-Jitsu. Campeão sul-americano em 2010 e vice campeão mundial no mesmo ano. Em 2011 levou o segundo lugar no Campeonato Brasileiro. Já em 2012, dedicou-se mais ao MMA e ficou apenas em 5° lugar no Brasileiro e Mundial de Jiu-Jitsu. Em sua última luta dia 13 de abril, no Paraná, Pedro levou o cinturão na categoria 70 quilos. Ele ainda ressalta que a luta será transmitida no próximo dia 7 de maio pelo Canal pago, Combate.

O apoio que a atual administração oferece ao esporte é uma prova de que a gestão acredita na participação da sociedade para fazer de Jaciara uma cidade cada dia melhor, com mais valorização, educação e cidadãos de bem.