Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Projeto Agrofloresta E Implantado Na Escola Municipal Magda Ivana

EDUCAÇÃO: Projeto Agrofloresta é implantado na escola Municipal Magda Ivana

Publicado em: 10 de Julho de 2012
Texto: Secretaria de Educação

São grandes os desafios a enfrentar quando se procura direcionar as ações da escola para a melhoria das condições de vida no mundo. Um deles é relativo à mudança de atitudes na interação com o patrimônio básico para a vida humana: o meio ambiente.

Dentro do possível e nas condições concretas, a escola, procura contribuir para que as crianças, jovens e adolescentes de hoje percebam e entendam as consequências de suas ações nos locais onde vivem, estudam e praticam lazer.

A solução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade e depende da relação que se estabelece entre a sociedade/natureza, tanto na dimensão coletiva quanto na individual.

Essa consciência já chegou à  escola Magda Ivana e muitas iniciativas têm sido tomadas em torno desta questão. Uma delas é o Projeto Agrofloresta em parceria com a EMPAER, Secretaria de Educação, de Agricultura e Meio Ambiente de Jaciara.

Segundo a secretária de Educação, Lucia Marcidelli, “o currículo e a proposta pedagógica da escola trazem esta temática com eixo norteador. E através de subprojetos interdisciplinares envolvemos muito agentes na concretização das ações que vão desde a observação através de visitas in-loco, até palestras mais específicas, inclusive aliando a tecnologia do Projeto UCA, um computador por aluno”.

Utilizando a estratégica que o Projeto Agrofloresta traz na prática, aliada aos poderes da terra e parceiros, é que o trabalho vem se desenvolvendo na Escola Magda Ivana. O projeto acontece no pátio escolar, espaço de aprendizagem para conhecer plantio e cultivo de árvores frutíferas da região, integrando outras espécies, como hortaliças e plantas medicinais. Uma rica oportunidade de aprendizagem significativa para todos.