Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara E Destaque No Vale Do Sao Lourenco Em Boa Gestao Segundo Pesquisa Da Federacao Firjan

GABINETE E GOVERNO: Jaciara é destaque no Vale do São Lourenço em boa gestão segundo pesquisa da Federação Firjan

Publicado em: 07 de Novembro de 2019
Texto: Ascom/PMJ
Foto: Ascom/PMJ

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) publicou, no dia 31 de outubro, um estudo sobre a gestão fiscal dos municípios, ou seja, uma análise completa sobre a situação financeira das cidades do Brasil. Entre os municípios da região do Vale do São Lourenço, Jaciara se destacou sendo avaliada com boa gestão, ocupando a 44ª posição no ranking dos 128 municípios de Mato Grosso.

O estudo é feito com base em quatro indicadores de classificação: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos. Para cada critério é formado um índice que vai de 0 a 1,0 e quanto mais próximo de 1,0 melhor a posição do município.

Cada um dos indicadores tem peso de 25% na composição do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Considerando o resultado dos quatro indicadores supracitados, em 2018, Jaciara obteve a pontuação 0,67, melhor performance que todos os municípios vizinhos da região.

O indicador que obteve excelência foi o de autonomia, com pontuação superior a 0,8, que averigua se as receitas provenientes das atividades econômicas do município, mais as transferências feitas pelo estado e pela União, são suficientes para custear a estrutura administrativa da prefeitura e da Câmara de Vereadores.

Já em gastos com pessoal, que avalia o percentual da receita corrente líquida que o município se comprometeu para honrar com as despesas de pessoal ativo e aposentados, Jaciara alcançou a pontuação de 0,61, conseguindo conquistar mais uma vez boa gestão, diferente dos anos anteriores em que a situação não estava favorável.

Além disso, 2018 foi o ano em que mais se investiu no município conforme demonstra o gráfico abaixo. Em 2013 a pontuação foi 0,53, 0,58 em 2014, 0,39 em 2015, 0,31 em 2016, 0,56 em 2017 e 0,73 em 2018. A pesquisa considera o percentual que é investido na receita total, sendo assim, município que aplica pelo menos 12% tem melhor posição na classificação.

Dados da pesquisa indicam que 35% dos municípios brasileiros não se sustentam e 74% estão em situação crítica. Muitos não têm autonomia financeira devido a arrecadação insuficiente. O estudo  demonstra ainda que um percentual de 35% das prefeituras no país, gastam mais que 54% da receita corrente líquida com pessoal, limitando de alerta da Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF.

O prefeito, Abdo Mohammad, comentou que o equilíbrio das contas públicas e investir de forma consciente é crucial para que o município continue evoluindo. "Fico muito feliz em ver esses dados e saber que o nosso trabalho tem surtido efeito, estamos lutando dia a dia para trazer melhorias para a nossa cidade e para isso é preciso olhar além, é preciso saber o que realmente é prioridade para a nossa população e nós temos procurado fazer isso", comentou o prefeito.