Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Mes De Conscientizacao Contra Os Maus Tratos Aos Animais

ABRIL LARANJA: Mês de conscientização contra os maus tratos aos animais

A campanha Abril Laranja traz luz ao debate sobre prevenção à crueldade animal por meio da educação e conscientização pública



Publicado em: 09 de Abril de 2024
Texto: Michele Soares / Ascom
Foto: Reprodução

Prevenir e combater qualquer tipo de maus-tratos e crueldade contra os animais e conscientizar à população de que os animais precisam de amor e cuidado, esse é o intuito da campanha Abril Laranja, que desde o ano passado faz parte do calendário oficial de datas e eventos de Jaciara.

A lei nº 2.198 foi proposta pelo vereador (suplente) Everton Ribeiro da Silva.

Infelizmente, não são raros os casos em que a pessoa adota, resgata um pet da rua ou até mesmo compra, e depois, pelo motivo que for, executa alguma negligência ou atrocidade contra o bichinho.

E diferente do que muitos pensam, maus-tratos vai além da agressão física. Deixar o animal acorrentado 24h por dia; o abrigar em um espaço sem higiene; privá-lo de alimentação; negar assistência veterinária; etc, também é crime!

E para explicar a importância de ter um mês voltado para a conscientização e prevenção contra a crueldade animal, vamos falar de números:

Dados da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), apontam que, de janeiro a março de 2024, foram registrados 125 casos de maus tratos contra animais. O número é 35,87% maior que os 92 casos registrados no mesmo período de 2023. Sem falar que o registro de casos nos três primeiros meses de 2024 quase se iguala ao número registrado em todo o ano de 2022, que acumulou 162 de crimes cometidos contra animais. São indices assustadores.

Entende agora a importância do Abril Laranja? E não estamos falando somente de cães e gatos, mas de todas as espécies, como cavalos, lagartos, hamsters, coelhos, entre outros.

Maus-tratos aos animais é crime previsto em lei. A pena pode chegar a até cinco anos de prisão e pagamento de multa, por isso não deixe de denunciar! Se você viu algo que achou estranho ou teme pela vida ou pela saúde de um bichinho, não hesite em denunciar.

Para isso, saiba que você pode recorrer a qualquer órgão público, como Ministério Público, Ibama ou delegacias de polícia. Assim, é possível evitar que mais um animalzinho entre para as estatísticas de maus-tratos.


Últimas Notícias