Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Em Prol Da Conscientizacao Sobre O Autismo

ABRIL AZUL: Jaciara em prol da Conscientização sobre o Autismo

A campanha Abril Azul tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o autismo e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Publicado em: 02 de Abril de 2024
Texto: Michele Soares / Ascom

Abril chegou, e com ele a Campanha Abril Azul, que visa conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O “Abril Azul” não apenas lembra da necessidade de compreender e apoiar as pessoas portadoras do espectro autista, mas também inspira a agir em prol de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e respeitosa.

A rede municipal de educação de Jaciara conta hoje com 153 crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Quando necessário, o município disponibiliza um profissional auxiliar em sala de aula para atender as necessidades e especificidades desses alunos. O município conta ainda com oito salas com recursos multifuncionais e com professores capacitados na área para atender esses alunos.

Outra ferramenta para atender de forma adequada a esses alunos é o PEI - Plano Educacional Individualizado. Esse documento é elaborado pelos professores e profissionais que atendem o aluno.

A Secretaria Municipal de Educação dispõe ainda de formação mensal para professores, TDIs e estagiários. Ainda temos uma equipe multiprofissional com atendimentos psicológico, nutricional e psicopedagógico.

A Secretaria Municipal de Saúde, por sua vez, oferta profissionais como neuropediatra, fonoaudiólogo, psicólogo e fisioterapeuta.

O tratamento do Transtorno do Espectro Autista é baseado em terapias de reabilitação que devem ser direcionadas de acordo com cada especificidade, pois cada TEA tem suas individualidades. As terapias mais indicadas são as comportamentais, pois são terapias que têm comprovação científica e eficaz no tratamento.  Hoje Jaciara dispõe de suporte de avaliação, orientação e Atendimento Especializado Educacional (AEE), ofertado pela rede pública de saúde.

A pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista é legalmente considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos, com direito à assistência social.  A Secretaria Municipal de Assistência Social oferece, portanto, o atendimento para cada pessoa autista, confeccionando a  carteira de identificação. De janeiro de 2023 a março de 2024 foram confeccionadas 23 carteirinhas de indentificação do autista. Essas carteirinhas desempenham um papel crucial ao facilitar a interação social e garantir que as necessidades dessas pessoas sejam respeitadas e atendidas.

É Jaciara trabalhando em prol de uma sociedade mais inclusiva e empática, onde todas as pessoas, independentemente de suas diferenças, sejam valorizadas e respeitadas.