Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Procon De Jaciara Alerta Para Golpes De Contas Falsas De Energia Eletrica

ALERTA DE GOLPE: Procon de Jaciara alerta para golpes de contas falsas de energia elétrica

Fraude está sendo aplicada por meio de sites falsos da Energisa



Publicado em: 19 de Março de 2024
Texto: Ascom
Foto: Reprodução

Cada vez mais a população precisa ficar atenta para não cair em golpes ao usar a internet. Desta vez, de acordo com Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), os golpistas estão utilizando um site falso da concessionária dos serviços de distribuição de energia elétrica, a Energisa, para aplicarem o golpe.

“Neste mês de março tivemos reclamação de consumidores que pagaram contas de energia e ainda constavam no relatório as faturas em aberto”, informou o coordenador do Procon Municipal, Renan Mendes.

Como funciona o golpe?

A dinâmica do golpe é simples, porém eficiente para os golpistas. Ao acessar um site que supostamente pertence à empresa e emitir a segunda via da fatura, o consumidor acredita estar quitando seu débito junto à concessionária, porém, ao confirmar o pagamento, os valores são direcionados para a conta dos estelionatários.

“O consumidor só percebe que caiu em um golpe depois que a transação já foi efetivada ou quando recebe o aviso de atraso ou de corte. Ao checar no site real da Energisa ele percebe que o débito continua pendente”, comenta o coordenador do PROCON.

Como evitar?

O cuidado ao realizar um pagamento é fundamental para evitar golpes.

A orientação do PROCON é que, ao fazer qualquer operação de quitação de débito pela internet, o consumidor redobre os cuidados, checando atentamente o valor, o destinatário, o CNPJ ou CPF do favorecido.

“E nunca forneça seus dados por telefone ou aplicativos a ninguém. Na dúvida, para solicitar uma segunda via, procure o escritório da Energisa ou acesse o site oficial da empresa”, orienta o Coordenador do Procon.

O site da Energisa é o https://www.grupoenergisa.com.br/. A concessionária também conta com o Whats App (65) 99999-7974, onde o consumidor pode solicitar segunda via de conta, mudança de titularidade, pedido de religação, sinalizar o pagamento, verificar o histórico de consumo, entre outros serviços.

O Procon de Jaciara está localizado na Rua Jurucê, nº 1227 – Centro (aos fundos do Sine). O horário de atendimento é das 07:30h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h. 


Últimas Notícias