Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Psicologo Municipal Orienta Populacao Sobre Pessoa Autista

ENTREVISTA: Psicólogo municipal orienta população sobre pessoa autista



Publicado em: 02 de Abril de 2023
Texto: Everaldo Galdino/Ascom
Foto: Guilherme Rocha

Abril é o mês de conscientização do autismo.  As secretarias municipais de Saúde, Educação e Social estão envolvidas na campanha internacional  que começa neste dia 2 de abril. E, para  informar e conscientizar a população, sobre o tema, que, às vezes, muitas pessoas desconhecem, vivem e convivem com pessoas autistas, levantam dúvidas como lidar com situações e comportamentos, a Prefeitura de Jaciara entrevistou o psicólogo da rede escolar municipal, Benedito Wanclei S.Ferrari, para esclarecer a sociedade e como o atendimento é oferecido para esse público no município.

O que é autismo?

Benedito - É conhecido atualmente como Transtorno do Espectro autista (TEA), é um transtorno neurodesenvolvimento, que pode comprometer na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos. Falar de características de autismo é um assunto muito complexo, porque precisamos individualizar cada caso, ou seja, as características que definem o autista podem não se aplicar em todos diagnósticos, e o estudo dos casos individuais é primordial.

O que as pessoas precisam saber necessariamente sobre autismo?

Benedito - Hoje, existem muitos mitos e inverdades sobre as verdadeiras características (TEA) que tem dificultado o processo de diagnóstico e a conscientização sobre este tema tão comentado nos dias atuais. Porém dentro do DSM-V (sigla que significa: Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders ou Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) e CID-11 (sigla significa: Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde), têm protocolos científicos que norteamos as características, nestes documentos existem critérios estruturados de acordo com a gravidade de cada caso. Neste sentido, de acordo com os documentos norteadores citados, temos algumas características principais/gerais, como: atenção compartilhada, interações sociais, referência social, contato visual/manutenção visual, movimentos repetitivos/ estereotipados, atrasos na comunicação, seletividade alimentar.  Vale ressaltar que, estas características precisam ser avaliadas por profissionais especialistas e habilitados, pois o diagnóstico TEA é 100% comportamental. 

Em Jaciara, existem quantas pessoas autistas?

Benedito – Não é do meu conhecimento este levantamento, mas eu acredito que temos cerca de 150 autistas com diagnóstico.

O tipo de autismo mais comum?

Benedito - Existem dentro do senso comum, teorias que falam que temos vários tipos de autismo, ou o mais comum, porém dentro das atualizações e estudos atuais, desmentem esta teoria, precisamos entender que autista é autista! E que não existem fases que irão diferenciá-los.

Que diferença são essas?

Benedito - O que diferenciamos é as comorbidades,  pois algumas outras condições podem acompanhar o TEA, como: transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), depressão, epilepsia e deficiência intelectual, Transtorno Desafiador Opositor (TDO), essa com ampla variabilidade. E dentro do CID-11 temos as separações adequadas para cada diagnóstico.

Como é o tratamento?

Benedito – O tratamento é baseado em terapias de reabilitação que devem ser direcionadas de acordo com cada especificidade, pois cada TEA tem suas individualidades, as terapias mais indicadas são as comportamentais, pois são terapias que têm comprovação científica e eficaz no tratamento.  Por exemplo, Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Terapia Cognitiva Comportamental, (TCC). Atualmente, existem clínicas particulares especializadas neste tipo de atendimento, em Jaciara ainda não têm este recurso especializado, porém, na rede pública,  temos suporte de avaliação, orientação, e  Atendimento Especializado Educacional  (AEE).  

Onde existe atendimento para pessoa autista  na rede pública de saúde e privada em Jaciara?

Benedito - No município, a Secretaria Municipal de  Educação realiza um trabalho com esta demanda, como sala de recursos, atendimento psicológico, apoio nutricional com nutricionista, que oferece todo suporte às crianças da rede escolar. Também, a Secretaria Municipal de Saúde oferta profissionais como neuropediatra, fonoaudiólogo, psicólogo e fisioterapeuta.  Já a Secretaria  de Assistência Social e Cidadania, oferece o atendimento para cada pessoa autista, tanto que confecciona a  carteira de identificação.

Qual a mensagem queira deixar para a sociedade conscientizar sobre o autismo e levar  informação e conhecimento a todos?

Benedito - A mensagem que deixo para a comunidade é destacar a importância do tratamento precoce e especializado, pois tem grande impacto no prognóstico. Sabemos que, ambientes com acessibilidade, educação inclusiva, programas de suporte e a inclusão no mercado de trabalho têm contribuído substancialmente para a melhora da qualidade de vida desta população


Últimas Notícias