Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Casos De Aranha Viuva Negra Preocupa A Secretaria De Saude Em Jaciara

SAÚDE: Casos de aranha Viúva Negra preocupa a Secretaria de Saúde em Jaciara

Publicado em: 16 de Dezembro de 2019
Texto: Assessoria de Imprensa

Apesar de pequena, com 2 cm as fêmeas e 3 cm os machos, uma picada da aranha viúva-negra costuma ser mortal para os seres humanos. Diante desta gravidade, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população quanto ao aparecimento do animal peçonhento em alguns localidades em Jaciara. Neste domingo (15), um morador matou dois exemplares ao fazer faxina na sua residência, no bairro Flamboyan.

Segundo informações do coordenador da Vigilância Ambiental, José Anchieta P. de Lima, o setor já registrou o aparecimento de aranhas Viúva Negra nos bairros Vale Formoso, Florais do Vale, Flamboyan, Zé Araçá e Carijós.

O  coordenador da Atenção Básica em Saúde, Adelson Mezes, informou que como prevenção, a Secretaria de Saúde fez uma busca ativa e enviou um relatório para o Escritório Regional de Saúde (ERS) para conseguir o soro que anula o efeito do veneno.

“Ao ser picado pela Viúva, como característica do efeito do veneno, irá aparecer vermelhidão no local acompanhado de dores fortes e em alguns casos câimbras. Recomenda-se lavar o local com água corrente, pode usar compressa com água morna para ajudar no alívio da dor, elevar o membro picado e buscar ajuda médica o mais rápido possível”, ressaltou Adelson.

Outra dica é que, caso for possível e não oferecer risco, o cidadão deverá capturar o animal e levar ao profissional da Unidade de Saúde que for buscar o atendimento. Caso não consiga, uma fotografia também ajudará a identificar o animal peçonhento.

A Secretaria de Saúde tem o papel de promover campanhas de prevenção para informar a população e é dever e responsabilidade de cada um cuidar dos seus quintais para evitar a infestação de animais peçonhentos assim como também a proliferação de outros insetos como o Aedes aegypti.

Como Prevenir?

Manter jardins e quintais limpos. Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades da casa.

Evitar folhagem densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos, bananeiras, etc.) junto a paredes e muros das casas. Manter a grama aparada.

Limpar terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de dois metros junto das casas.

Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois as aranhas e outros animais peçonhentos como escorpiões, podem se esconder neles e picar ao serem comprimidos contra o corpo.

Não colocar a mão em buracos, sob pedras e troncos podres.

Usar calçados e luvas de raspa de couro pode evitar acidentes.

Vedar soleiras das portas e janelas ao escurecer, pois muitos desses animais têm habito noturno.

Vedar frestas nas paredes , buracos no assoalho e vãos entre o forro e a parede. Colocar saquinhos de areia na porta e telas nas janelas.