Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Fortes Chuvas Registradas Em Jaciara Nas Ultimas Horas Provocaram Transbordo Do Rio Tenente Amaral E Alagamentos De Casas

AÇÕES DE EMERGÊNCIA: Fortes chuvas registradas em Jaciara nas últimas horas provocaram transbordo do Rio Tenente Amaral e alagamentos de casas

Alguns pontos dentro da cidade também foram afetados. Equipes aguardam que a chuva cesse para realizar ações de resposta.

Publicado em: 28 de Março de 2024
Texto: Michele Soares / Ascom

As intensas chuvas que foram registradas nas últimas horas no município de Jaciara provocaram o transbordamento do Rio Tenente Amaral, o que provocou o alagamento em diversas residências que ficam próximas ao rio. Foram registrados cerca de 160 mm de precipitações, um registro histórico para o município.

A coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Jaciara está realizando ações de mapeamento das áreas de risco desde as primeiras horas desta quinta-feira (28/03).

A equipe do Corpo de Bombeiros Militar também está atuando junto à Prefeitura de Jaciara, em relação aos resgates realizados no período entre meia noite e as três da manhã desta quinta-feira. As famílias que tiveram suas casas afetadas já foram realocadas provisoriamente para locais seguros.

Um levantamento inicial dá conta de que pelo menos sete casas foram inundadas pelas águas do rio . O mapeamento completo ainda está em andamento.

"O volume das águas do rio começaram a baixar nas regiões alagadas, porém seguimos em observação constante e em pleno mapeamento, por conta da continuidade das chuvas. Os problemas que ocorreram devido ao volume de precipitações seguem monitorados e a Prefeitura de Jaciara está realizando visitas aos locais. Porém, para que haja ação de resposta, é necessário que as chuvas e a intensidade do volume do rio diminuam", destacou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Stallone Moura.

Satallone reforça ainda que situações de risco não estão limitadas à região do Rio Tenente Amaral. Há registros de pontos de risco situados dentro do município de Jaciara, como é o caso do final da Avenida Xavantes com a Rua Poguba e do Bosque Lucinha, onde as equipes das Secretarias de Obras e de Infraestrutura e Urbanismo, realizam um trabalho de sinalização e de isolamento do local para que não haja acesso das pessoas, e consequentemente não ocorram incidentes, pois ainda há o risco de deslizamentos.