Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Defesa Civil De MT Promove Curso Basico De Radioamador E Voluntarios Em Jaciara

CAPACITAÇÃO: Defesa Civil de MT promove curso básico de radioamador e voluntários em Jaciara

Publicado em: 30 de Março de 2022
Texto: Everaldo Galdino/Ascom
Foto: Secom-MT

A Prefeitura de Jaciara, em parceria com a Superintendência de Proteção de Defesa Civil, órgão do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Superintendência de Vigilância Ambiental e Sanitária, realiza nesta quinta-feira (31.03) e sexta-feira (01.04), dois cursos gratuitos à população. São eles: curso básico radioamador e voluntários.

As capacitações serão promovidas no Centro de Eventos da cidade, situado no Jardim Planalto.  Haverá entrega de certificados aos participantes na cerimônia de encerramento, que ocorrerá nesta próxima sexta-feira (1).

O curso de radioamador visa trazer noções sobre rádio de emergência, atendendo a Rede Estadual de Emergência de Radioamadores de Mato Grosso, criada pelo governo estadual, para atuação em situações de desastres em torno do território mato-grossense.

“As pessoas aprenderão noções básicas de como operar um radioamador e noções básicas de como montar uma estação, e ficarão aptos a fazer a prova com sucesso. Vale lembrar que, em locais, principalmente zona rural, onde rádios de emergência das viaturas não funcionam,  que precisam de uma conexão da rede.  O curso não é só para agentes da segurança pública. Está aberto para toda população”, explicou o  superintendente de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso,  Luis Cláudio Cruz.

Já o curso de voluntários, propõe auxiliar a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução de áreas afetadas por desastres. Tem carga horária de 20h, sendo 10h na modalidade presencial e 10h na modalidade EAD. São 50 vagas à capacitação.

INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizada na Rodovia MT 457, próxima a sede da Defensoria Pública, ou pelo telefone (66) 3461-4556.

PROGRAMAÇÃO:

Curso Radioamador:

08h às 8h30 – Proteção e Defesa Civil e Aspectos Legais de Criação da REER-MT, com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar e superintendente  de Proteção e Defesa Civil Estadual.

9h às 10h00 - Conceitos e Legislações, com o supervisor técnico José Sena.

10h às 10h15 – Intervalo

10h15 às 11h00 – Apresentação de equipamentos, com radioamador Otávio.

11h00 às 11h30 - Código Q, com o supervisor técnico José Sena.

11h30 ás 13h30 – Almoço.

13h30 às 14h15 – Técnica e Ética Operacional, com radioamador Otávio

14h15 às 14h45 – Propagação Eletromagnética e Expectro, com o supervisor técnico José Sena e o radioamador Otávio.

14h45 às15h00 – Intervalo

15h00 às 15h45 - SSTV, com o supervisor técnico José Sena.

15h45 às 16h30 – Noções sobre uso de REER e uso da Rede de Comunicação, com o supervisor técnico  José Sena.

16h30 às 18h00 – Confecção de Antena e Repetidora Móvel, com o supervisor técnico José Sena e o radioamador Otávio.

Curso de Voluntários:

8h às 15h – Proteção e Defesa Civil, com tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar e superintendente de Proteção e Defesa Civil Estadual, Luis Cláudio.

8h15 às 09h – Voluntário de Proteção de Defesa Civil, com a gerente de Mobilização de Pessoas, Camila Roder.

9h às 9:30hs – Emprego de Voluntários de Defesa Civil em Mato Grosso, com a coordenadora de Logística, Erika Soares Silva.

9h30 às 9h45  - Intervalo

09h45 ás 12h - Noções de Atendimento Pré-Hospitalar, com tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar e superintendente de Proteção e Defesa Civil Estadual, Luis Cláudio Cruz.

13h às 13h30 - Defesa Civil no Município de Juscimeira, com a coordenadora municipal de Proteção e Defesa Civil, Camilla Dias.

13h30 às 15h15 - Abrigos temporários, com o sargento do Corpo de Bombeiros  Militar e agente de Defesa Civil, Wagner Brum.

15h15 às 15h30 – Intervalo

15h30 às 17h45 - Noções de Combate à Incêndio, com o sargento do Corpo de Bombeiros Militar e coordenador de Prevenção e Preparação, José  Bruno.

18h15 - Solenidade.