Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Superintendencia De Meio Ambiente Realiza Inspecao As Margens Do Rio Tenente Amaral

MEIO AMBIENTE: Superintendência de Meio Ambiente realiza inspeção às margens do Rio Tenente Amaral

Publicado em: 26 de Julho de 2018
Texto: ASCOM-PMJ
Foto: ASCOM/PMJ

Nesta quinta-feira, 26  de julho, o Rio Tenente Amaral, local onde acontece a prática de esportes radicais e de turismo em Jaciara, apresentou modificação na cor natural da água e odor, por esse motivo o Governo Municipal por meio da Superintendência de Meio Ambiente realizou uma vistoria no local a fim descobrir o motivo do incidente.

A equipe verificou no momento da inspeção e constatou que houve um erro operacional de uma Usina, em uma das lagoas de contenção da vinhaça (resíduo originário da cana-de-açúcar), a mesma foi rompida durante o trabalho de  manutenção e adequação, onde o braço hidráulico da máquina retroescavadeira fez com que rompesse uma das paredes laterais da represa, ocasionando o escoamento de efluentes da vinhaça em direção ao rio.

Sendo assim, a equipe de manutenção da Usina realizou, no período da tarde, a finalização da recuperação total da lagoa de contenção dos resíduos de vinhaça, onde houve a poluição.

O Órgão Ambiental Municipal tomou as providências cabíveis conforme legislação vigente e emitiu o auto de infração ambiental. Após gerado o relatório de inspeção o mesmo será encaminhado para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT).

Clique na Imagem para Ampliar!