Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Empresa Especializada Em Rafting Acredita No Potencial Turistico De Jaciara

ESPORTE DE AVENTURA: Empresa especializada em rafting acredita no potencial turístico de Jaciara

Uma das pioneiras de atividades turísticas e lazer de Jaciara é referência em Mato Grosso: a Centro-Oeste Rafting Expedições, que há 23 anos atua na cidade.



Publicado em: 04 de Maio de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Divulgação

A empresa confirmou presença na Feira Internacional do Turismo do Pantanal 2023, entre os dias 4 e 7 de maio em Cuiabá, e fala sobre sua trajetória e o trabalho que executa na cidade.

“Começamos em 1998, quando o rafting veio para Jaciara por um Sulista chamado Leonardo "Selbachi". Naquela época, meus irmãos começaram a aprender guiar os botes e logo operavam com clientes, descendo as corredeiras do Rio Tenente Amaral. Em 2001, meu falecido pai João Carlos Barleta vendeu algumas vacas que tinha para investir no negócio. Então, resolvemos comprar uma Kombi e um bote. Depois disso, chegamos a ter mais quatro botes, porque a atividade era muito procurada por turistas”, disse o empresário, instrutor de rafting e condutor de turismo de aventura, Fábio André Barleta, natural da cidade de Medianeira (PR), que durante entrevista, mostrou várias certificações de cursos de capacitação obtidas para atuar na área.

O estabelecimento turístico oferece serviço qualificado de rafting, trilhas, rapel, treinamentos empresariais, além disso,  atua como agência na cidade, e possui parceiros no serviço de hospedagem. 

“O rafting, por exemplo, é um esporte aquático. Normalmente, realizamos um  passeio no Rio Tenente Amaral, utilizando botes infláveis com equipamentos de segurança como: colete, capacete e remo, e sempre acompanhado por um instrutor para garantir segurança aos clientes.  Em Jaciara,  operamos corredeiras de classe 3.  Então,  o passeio é possível para crianças e idosos também” explicou o empresário.

Inclusão – Segundo Fábio, o estabelecimento ainda atende crianças com grau de autismo e pessoas com deficiência (PCD). “Inclusive, já tivemos a oportunidades de atender esse público e foi uma experiência incrível para a empresa e nossos condutores”, completou.

Outra atividade é a  trilha ou caminhada na natureza,  para quem  for  contemplar o Complexo da Cachoeira da Fumaça com seus 30 metros de altura.   “Nessa atividade, ela é sempre acompanhada por um condutor que garante que a visita seja segura no local desejado. Para conhecer a Cachoeira da Fumaça, realizamos  uma curta trilha de 800 metros, que  pode  ser feita e acessada , também, idosos e crianças ”, acrescentou.

Também, são ofertados aos clientes, fotografia de passeios aquáticos e transporta participantes quando são procurados individualmente.  

Adrenalina – O rapel, que é uma atividade que refere-se a uma  descida com cordas especiais em paredes verticais, podendo ser praticada com água ou sem,  é operado em cachoeiras, ou seja,  "cachoeirismo", de acordo a instrução do empresário.

“É muito procurado pelos clientes. O fato de ser operado debaixo de uma cachoeira fazendo a experiência ser incrível. Essa atividade pode ser feita por crianças acima de 12 anos até idosos dependendo da condição física. Pois  nossa agência para garantir que a aventura seja tranqüila e segura”, assegurou.

Fábio ainda disse que desde 1998, quando nasceu a paixão pelo rafting, nunca mais parou de atuar na área.  “Passamos por muitos momentos difíceis, mas, parar nunca foi uma opção para a empresa. Amamos o que fazemos e por isso nunca desistimos de acreditar no turismo em Jaciara.”

A Centro Oeste conta com 12 funcionários.  Na época de alta temporada, eles operam como: condutor de rafting, de rapel, de caminhada na natureza.  Também, há colaboradores no receptivo da empresa como secretária.

“Não tenho dúvida que o rafting é o carro chefe do turismo em Jaciara.  Ouço dizer no Brasil também, isso faz com que busquemos cada vez mais qualificação e investimentos para a empresa.  Como somos muito procurados por turistas do Brasil inteiro, com certeza a economia da cidade é impactada pela rica cadeia do turismo.  Os clientes,  além de realizar as atividades de aventura, sempre buscam mercado, farmácia, restaurante, hotéis e etc...” destacou.  

Conscientização ambiental - A orientação sobre o meio ambiente é uma ação constante da empresa.   “Não causamos impactos na natureza pelo fato de desfrutar sempre das cachoeiras e dos rios, de forma consciente, retirando todo resíduo gerado pela empresa e também retirando o lixo de demais lugares de onde passamos.  Sempre dando dicas e orientações para os participantes para não agredirem a natureza. Somos pioneiros em Jaciara e quando a temporada de esportes radicais começou na cidade a empresa, sempre estava presente para somar com o evento”, finalizou

Contato – Mais informações sobre as atividades do empreendimento pode ser  obtidas no  (66) 996374625.

Veja mais fotos aqui.

                                                                                           

 


Últimas Notícias