Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Recebe Certificado Do Programa De Regionalizacao Do Turismo Pelo Governo Federal

MAPA DO TURISMO: Jaciara recebe certificado do Programa de Regionalização do Turismo pelo Governo Federal

Documento oficial emitido pelo Ministério do Turismo pode destinar recursos para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional no município.



Publicado em: 04 de Abril de 2022
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Reprodução

O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, certificou o município de Jaciara por integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2022.   A cidade faz parte da região do Vale São Lourenço, composto também pelos municípios de Dom Aquino, São Pedro da Cipa,  Campo Verde e Juscimeira. 

A certificação é referente ao registro no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMapa). Ver aqui.
“Este certificado é extremamente importante. Abrirá as portas para que possamos buscar recursos e cursos de qualificação profissional, voltados ao setor de turismo no município. Vale destacar que, começaremos um trabalho de conscientização sobre associativismo entre o poder público e a classe empresarial, além de agregar o público ligado ao setor”, destacou o secretário de Agricultura e Turismo, Rodrigo Francisco (Tunicão).
“Jaciara tem um potencial grande e belíssimo no turismo. Mas ainda falta melhorar a organização turística. Com esse certificado, iniciaremos um estudo para possíveis projetos, a fim de desenvolver o turismo na nossa cidade”, finalizou. 
Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), neste ano, 80 cidades mato-grossenses  passaram a integrar o mapa. 
 
Destinação de recursos - A atualização do instrumento visa nortear as políticas públicas para o setor, como a destinação de recursos do Ministério para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional. 
De acordo com o Mapa do Turismo, concentra municípios brasileiros com vocação turística ou impactados pelo setor de viagens. A participação dos destinos no Mapa garante às regiões turísticas listadas prioridade no recebimento de recursos para o desenvolvimento do turismo em cada localidade.
 
Regiões de Mato Grosso – Em Mato Grosso, houve o acréscimo de uma região ao Mapa neste ano. Em 2019 havia 14 regiões inscritas.  Atualmente, as regiões turísticas integradas ao sistema são: Região Pantanal Mato-grossense, Região das Nascentes, Região Domo de Araguainha, Região Amazônia Mato-Grossense, Região Metropolitana, Região Circuito das Águas, Região Portal da Amazônia, Região Portal do Agronegócio, Região Rota dos Ipês e das Águas, Região Vale do Cabaçal, Vale do Guaporé, Região Vale do Juruena, Região Vale do São Lourenço, Região Norte Araguaia e a Região Turística Roncador Xingu.
Em todo país, 2.542 municípios brasileiros, de 332 regiões turísticas, se cadastraram.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, agregar novas regiões ao sistema do Mapa é uma ação importante para fomentar o turismo do Estado.
“Temos incentivado os municípios a se integrarem ao Mapa do Turismo, informando as vantagens que terão ao participar desse instrumento nacional. A mais relevante delas é a preferência de recebimento de recursos que poderão ser injetados nos municípios para fortalecer o setor”, afirmou.  (Com informações da Sedec-MT).


Últimas Notícias