Fale conosco

(66) 3461-7900

Ouvidoria Municipal

(66) 3461-7900


Turismo


MAPA DO TURISMO
Jaciara recebe certificado do Programa de Regionalização do Turismo pelo Governo Federal

Documento oficial emitido pelo Ministério do Turismo pode destinar recursos para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional no município.

O Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT, certificou o município de Jaciara por integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2022.   A cidade faz parte da região do Vale São Lourenço, composto também pelos municípios de Dom Aquino, São Pedro da Cipa,  Campo Verde e Juscimeira. 

A certificação é referente ao registro no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMapa). Ver aqui.
“Este certificado é extremamente importante. Abrirá as portas para que possamos buscar recursos e cursos de qualificação profissional, voltados ao setor de turismo no município. Vale destacar que, começaremos um trabalho de conscientização sobre associativismo entre o poder público e a classe empresarial, além de agregar o público ligado ao setor”, destacou o secretário de Agricultura e Turismo, Rodrigo Francisco (Tunicão).
“Jaciara tem um potencial grande e belíssimo no turismo. Mas ainda falta melhorar a organização turística. Com esse certificado, iniciaremos um estudo para possíveis projetos, a fim de desenvolver o turismo na nossa cidade”, finalizou. 
Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), neste ano, 80 cidades mato-grossenses  passaram a integrar o mapa. 
 
Destinação de recursos - A atualização do instrumento visa nortear as políticas públicas para o setor, como a destinação de recursos do Ministério para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional. 
De acordo com o Mapa do Turismo, concentra municípios brasileiros com vocação turística ou impactados pelo setor de viagens. A participação dos destinos no Mapa garante às regiões turísticas listadas prioridade no recebimento de recursos para o desenvolvimento do turismo em cada localidade.
 
Regiões de Mato Grosso – Em Mato Grosso, houve o acréscimo de uma região ao Mapa neste ano. Em 2019 havia 14 regiões inscritas.  Atualmente, as regiões turísticas integradas ao sistema são: Região Pantanal Mato-grossense, Região das Nascentes, Região Domo de Araguainha, Região Amazônia Mato-Grossense, Região Metropolitana, Região Circuito das Águas, Região Portal da Amazônia, Região Portal do Agronegócio, Região Rota dos Ipês e das Águas, Região Vale do Cabaçal, Vale do Guaporé, Região Vale do Juruena, Região Vale do São Lourenço, Região Norte Araguaia e a Região Turística Roncador Xingu.
Em todo país, 2.542 municípios brasileiros, de 332 regiões turísticas, se cadastraram.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, agregar novas regiões ao sistema do Mapa é uma ação importante para fomentar o turismo do Estado.
“Temos incentivado os municípios a se integrarem ao Mapa do Turismo, informando as vantagens que terão ao participar desse instrumento nacional. A mais relevante delas é a preferência de recebimento de recursos que poderão ser injetados nos municípios para fortalecer o setor”, afirmou.  (Com informações da Sedec-MT).

Publicado em 04/04/2022

Fonte: Everaldo Galdino/ Ascom



Últimas Notícias

2022 © Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000