Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura De Jaciara E SEAF Fortalecem Agricultura Local

INCENTIVO: Prefeitura de Jaciara e SEAF fortalecem agricultura local

Publicado em: 26 de Outubro de 2023
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Assessoria

Nesta quinta-feira (26), a prefeita de Jaciara, Andréia Wagner, acompanhada pelo secretário de Agricultura, Rodrigo Francisco (Tunicão), do presidente Alberto Luiz Chiapinotto e vereadores locais, recebeu uma comitiva de destaque liderada pela secretária de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Teté Bezerra, no município.  O propósito desta visita era celebrar uma parceria fundamental entre o governo estadual e municipal, que culminou na distribuição de 40 kits de irrigação, um trator e uma escavadeira hidráulica para os trabalhadores rurais locais. Estas ferramentas essenciais não apenas representam um grande avanço para os agricultores, mas também promovem o crescimento sustentável da região.

A comitiva iniciou a agenda no Assentamento 27, onde puderam verificar de perto as melhorias implementadas no sistema de irrigação. Em seguida, dirigiram-se à Secretaria de Agricultura, onde ocorreu a entrega oficial do trator, no valor de R$ 330 mil, fornecido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), e da escavadeira hidráulica, avaliada em R$ 800 mil, proveniente do Governo do Estado através do vice-governador Pivetta.

Regiane, uma das trabalhadoras do assentamento, expressou sua gratidão: "Foi uma grande ajuda. Só tenho a agradecer a todos que nos apoiaram." Seu testemunho reflete o sentimento coletivo dos agricultores locais, cujas vidas foram impactadas positivamente pelos recentes investimentos no setor.

A prefeita Andréia Wagner destacou a importância das contribuições recebidas: "É fundamental estarmos aqui no Assentamento 27, presenciando de perto o funcionamento dos sistemas de irrigação que recebemos do Estado. Esse é um incentivo vital para os nossos pequenos produtores, permitindo que continuem a produzir. Este é o compromisso da prefeitura e o interesse do governo do estado: apoiar os pequenos agricultores, oferecendo condições para que possam trabalhar."

A Secretária Teté Bezerra ressaltou a importância de apoiar a agricultura familiar: "Compreendemos o papel crucial desempenhado pela agricultura familiar na produção de alimentos e na criação de oportunidades. Uma unidade da agricultura familiar produzindo pode gerar até 3 empregos, o que é fundamental para a economia local. Temos o dever de estimular essa produção. Aqui, foram entregues kits de irrigação para 45 famílias, permitindo que cada uma irrigue um hectare. A produção será voltada principalmente para hortifrútis, beneficiando especialmente a merenda escolar."

O evento contou com a participação dos secretários adjuntos Clóvis Cardoso e Luluca Ribeiro, além do presidente da Câmara Jozias Almeida e dos vereadores José Luiz Galindo, Clóves, Everton Ribeiro, Miguel Martins, Simone Rodrigues, Jesualdo Silva e Zilmar Barbosa.

A visita da secretária Teté Bezerra e a entrega desses recursos representam um investimento significativo na prosperidade da comunidade agrícola de Jaciara. A Prefeitura, em colaboração com o Estado, está firmemente comprometida em fornecer as ferramentas e o apoio necessários para garantir um futuro sustentável e próspero para seus agricultores.