Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Representantes Do Governo Municipal E Outras Instituicoes Participam De Reuniao Solicitada Pelo IBGE Para Censo 2020

DESENV. ECONÔMICO: Representantes do Governo Municipal e outras instituições participam de reunião solicitada pelo IBGE para censo 2020

Publicado em: 23 de Setembro de 2019
Texto: ASCOM-PMJ
Foto: ASCOM/PMJ

Na tarde desta segunda-feira (23), no auditório da Câmara Municipal, representantes do poder executivo, Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) e  Polícia Militar se reuniram com os os coordenadores do Censo Demográfico 2020 que será realizado pelo IBGE.

Segundo o coordenador da região sul, Marcelo Vieira da Silva “a importância do censo se dá em mostrar qual é o perfil da população local, e quais as políticas públicas que serão direcionadas ao município, inclusive em valor de repasses voltados para educação e saúde, por exemplo”, explicou.

O censo ocorrerá entre agosto e outubro de 2020, esta foi a primeira reunião para apresentação do planejamento do trabalho que será realizado. Para realização das pesquisas o IBGE abrirá 25 vagas temporárias (no mínimo 3 meses) que serão disponibilizadas via processo seletivo, com edital de abertura previsto para fevereiro de 2020.

Segundo o assessor especial de Relações Governamentais, Paulo Ricardo Franco, a eficácia na aplicação do censo é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do município, pois é através de dados demográficos, sociais e econômicos, que empresários e investidores analisam o perfil de um município para definirem seus investimentos.

Além do mais, os repasses federais via Fundo de Participação dos Municípios (FPM) são realizados por um coeficiente que Jaciara hoje encontra-se em 1,4. Caso o município eleve seu coeficiente em vista do aumento populacional e o resultado alcance 1,6 (a partir de 30,5 mil habitantes), a arrecadação do FPM poderá ser elevada em torno de 15%, o que representaria um incremento na casa de 2,5 milhões de reais por ano a partir de 2021.