Perfil Econômico do Município


Além da soja e da pecuária de corte, atividades que são predominantes no Estado de Mato Grosso, em Jaciara também se produz cana de açúcar, algodão, milho, mandioca e bem como, a pecuária leiteira. Desenvolve-se a cada dia com maior intensidade a atividade turística, já que a cidade é conhecida pelas suas cachoeiras e pela prática de esportes radicais.

      O município possui fábricas de grande porte, dentre elas duas usinas de álcool e açúcar, fábricas de rações para animais (gado, cães, gato e peixe), fábrica de compensados, fabrica de forro de PVC, fabrica de colchões e estofados e centros de distribuição da Móveis Gazin e Móveis Romera, que atendem todas as lojas dos grupos no Estado de Mato Grosso.

       Para incrementar ainda mais a atividade industrial no município, a prefeitura criou o Distrito Industrial, uma área de 250 hectares, que está localizada às margens da BR-364/163, saída para Rondonópolis.

       Além do distrito, a administração municipal também implantou o Projeto Incubadora de Empresas, localizada no Bairro Planalto e que tem condições de atender três empresas de médio porte.

Outros setores que movimentam a economia da cidade são o comércio e a prestação de serviços, atividades que abrangem os municípios vizinhos, num mercado de cerca de 70 mil consumidores.

      Eventos — Já o turismo, uma das grandes vocações do município, está em franca expansão, não só em Jaciara, mas como em toda região, rica em cachoeiras, águas termais e outras belezas naturais. Atenta a este crescimento, a prefeitura tem investido em cursos de qualificação para os trabalhadores do trade turístico. Nos últimos dois anos, em parceria com o Governo do Estado, Unemat, Sebrae e outras instituições, os cursos realizados pela prefeitura beneficiaram cerca de 2 mil trabalhadores em diversas áreas (camareira, recepcionista, cozinha nacional e internacional, eventos, etc.).

      Hoje a cidade, por meio da administração municipal, desenvolve um calendário de eventos que inclui carnaval, rodeio, festa natalina e a tradicional temporada de esportes radicais, que em 2007 voltou com força total.

     Infra-Estrutura — Além de tudo isso, Jaciara ainda tem uma outra vantagem: é dotada de uma infra-estrutura de serviços que supera os padrões de cidades do mesmo porte. Hoje, o município conta com duas faculdades e três extensões universitárias, além de escolas particulares, estaduais e municipais.

     Na área médica o município conta com 08 unidades do PSF, laboratórios, um hospital municipal que é referência na região, um hospital particular e atendimento em quase todas as especialidades.

Jaciara conta com um comércio forte e extremamente diversificado, o mesmo acontecendo com setores de prestação de serviços como hotéis, restaurantes e lanchonetes, além de clubes de balneários.

    Em termo de transporte, além de ter um aeroporto para aeronaves de pequeno porte e estar localizada próxima a dois aeroportos de médio e grande portes (Rondonópolis e Cuiabá), a cidade é atendida por diversas empresas de ônibus, com itinerários diretos para as principais cidades do país, e serviço de vans.

    O potencial turístico, a oferta de energia, a adequada infra-estrutura de serviços (públicos e privados) e sua localização com facilidade de acesso, são fatores que fazem de Jaciara uma cidade onde é possível desenvolver múltiplas atividades econômicas.