Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Comitiva Reivindica Acoes Do Estado Para Barrar Criminalidade Na Regiao Do Vale Do Sao Lourenco

SEGURANÇA PÚBLICA : Comitiva reivindica ações do Estado para barrar criminalidade na região do Vale do São Lourenço

Publicado em: 20 de Abril de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa
Foto: Márcio Fidélis

O aumento considerável da criminalidade em Jaciara e na região do Vale do São Lourenço foi tema da reunião na sede da Secretária  de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso, nesta terça-feira (19), em Cuiabá. No encontro estavam representantes do Executivo Municipal, Legislativo municipal e estadual, OAB, Maçonaria, Sindicato dos Produtores e Associação Comercial, os quais cobraram do estado iniciativas para efetivar ações no setor.

Para o deputado estadual Max Russi, articulador da reunião, o encontro foi importante, onde estiveram presentes cinco municípios, os quais apresentaram suas demandas, na qual o secretário de segurança pública fez suas anotações e alguns encaminhamentos preliminares.

“Basicamente precisamos de mais efetivo e de uma atenção especial para Polícia Civil desses municípios representados, os quais cada um tem suas particularidades. A sensação de insegurança é grande por parte desses municípios representados. Os problemas estão acontecendo e nós precisamos de uma resposta do Governo do Estado. Eu estarei na Assembleia Legislativa para cobrar para que isso possa acontecer”, destaca o deputado.

O prefeito Ademir Gaspar de Lima ressaltou que investir em Jaciara, cidade Polo do Vale do São Lourenço, resultará em benfeitorias para as demais cidades da região, onde seus cidadãos de bem possam trabalhar, voltar para casa e saber que seu lar, seus bens materiais e principalmente sua família estão bem protegidos e que o comerciante possa abrir sua empresa com tranquilidade.

“Esperamos uma mobilização, de imediato, por parte da Secretaria de Segurança, para que mostre às pessoas do mal que a justiça está presente, está atuando, acompanhando e não aceita a criminalidade na nossa cidade. O secretário fez o compromisso para na estruturação das polícias Civil e da Militar e para isso nos comprometemos colaborar com a parceria necessária”, frisa Ademir.

Segundo o secretario de Segurança Pública, Rogers Jarbas, é muito importante essa cobrança e a participação de todos, porque só se constrói segurança publica com várias mãos, onde a secretaria e as instituições de Segurança Públicas sozinhas não conseguem transformar a problemática.

“Esse tipo de cobrança é muito salutar, porque já temos o conhecimento, mas ela agrega as demandas e necessidades dos cidadãos de cada município. Nós temos ações pontuais, qualificadas que estão sendo adotadas como a Operação Carga Máxima, formação de novos profissionais e aquisição de novas viaturas de porte maior, que estão prestes a serem adquiridas”, destaca o secretário.

Quanto a infraestrutura das policias está em fase de processo de aquisição de equipamento que vai coincidir também com a formação dos novos profissionais da área Segurança Pública (policiais militares, bombeiros e policiais civis), dentro de um planejamento estratégico baseado eminentemente na criminalidade violenta através de dados técnicos e Jaciara faz parte desse estudo e será contemplada.

Na reunião também estiveram reivindicando mais segurança nos seus setores representados, o produtor rural Anselmo Chiapinoto, Alício Prates representando a Loja Maçônica, Marcelo Klein os comerciantes locais, presidente do Legislativo Sidney Soares e os vereadores Clóves Pereira, Claudinei Pereira, Emerson Guimarães, Rosandro Andrade, dentre outros.