Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Semana Do Transito Conscientiza Jovens E Adultos Em Jaciara

GERAL: Semana do Trânsito conscientiza jovens e adultos em Jaciara

Publicado em: 02 de Setembro de 2014
Texto: Aline Bassanesi/Ascom Jaciara

Nesta segunda-feira (01) foi dado inicio a Semana da Pátria e junto com ela, a 1° Semana do Trânsito realizada pela Prefeitura de Jaciara através do Departamento de Trânsito municipal. O lançamento oficial aconteceu no Centro de Eventos com a presença de alunos das escolas Antônio Ferreira Sobrinho, Magda Ivana, Milton da Costa Ferreira e Marechal Rondon. Além do prefeito de Jaciara, Ademir Gaspar, a secretária de Educação e primeira dama Elizabete Oliveira de Lima, o diretor de Trânsito Rogério Tomé e Policiais Rodoviários e Patrulha do Trânsito que ministraram a palestra.

O intuito da ação é conscientizar jovens e adultos a respeito dos direitos e responsabilidades que cabem a eles dentro do trânsito. “O nosso primeiro dia foi bem proveitoso, com um ciclo de informações diferenciadas, conseguimos levar até a população um pouco da consciência que precisamos ter durante o nosso dia a dia”, comentou o Diretor de Trânsito Rogério Tomé.

O prefeito de Jaciara, Ademir Gaspar, ressalta que já existe a previsão para que a data se torne consecutiva no município e aconteça todos os anos. “É muito importante fazer com que nossos jovens sejam conscientes no trânsito. Hoje a maioria deles já pilota uma moto ou dirige um carro e o aprendizado que eles vão levar para a família e para o vínculo de amizade é o principal fruto que colhemos dessa ação”, comentou Ademir.

No primeiro dia, os alunos aprenderam sobre as leis, foram orientados sobre o que pode e não pode acontecer num tráfego e levaram pra casa uma mensagem de consciência as suas famílias. As palestras foram ministradas por Policiais Rodoviários e pela Patrulha do Trânsito, que utiliza o humor para falar de coisa séria. De acordo com o inspetor André Luiz, que proferiu uma das palestras, o trânsito hoje mata mais do que a violência das cidades. “São mais de 62 mil mortes por ano e mais de 170 por dia. Isso precisa mudar e esses jovens são chave para essa mudança”, ressaltou o instrutor.

As ações continuam durante toda semana em escolas estaduais, municipais e particulares, além da comunidade em geral, que também é convidada especial dessa grandiosa campanha.