Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Assistencia Social Promove Palestra Sobre Saude Bucal A Jovens Jaciarenses

PREVENÇÃO: Assistência Social promove palestra sobre saúde bucal a jovens jaciarenses

Também a orientação é realizada nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)s e nas escolas da rede de ensino municipal.



Publicado em: 14 de Junho de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Amanda Cardoso/Ascom

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na terça-feira (13.06),  uma palestra sobre saúde bucal, voltada aos adolescentes e jovens inscritos nos projetos Pré-Jovem e Iluminar, no espaço Conviver, no bairro Santo Antônio.  

A palestra foi proferida pela coordenadora municipal de Odontologia da Saúde, dentista Roseli Shusten, que orientou cerca de 100 pessoas do público  infantojuvenil quanto aos principais cuidados com a boca e manutenção de dentes saudáveis no local.

Na ocasião, ao dar boas-vindas aos participantes, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Sophia Russi, falou da  importância da iniciativa feita com a Saúde. “ É importante esta ação, além de ser  uma forma de transmitir  informações necessárias aos nossos adolescentes e jovens, a fim deles  conscientizarem dos cuidados com a boca e dentes, principalmente na orientação sobre escovação dentária. Então, convidamos a doutora Roseli, que já faz um trabalho eficiente na nossa cidade, para compartilhar  conhecimento”, disse a gestora municipal

“O intuito desta palestra  é passar a mensagem  para eles  se prevenirem, para não chegarem  à fase de doenças.  Assim, ter uma odontologia agradável, sem traumas, sem medo. Também, desmistificar  aquela imagem que,  dentista é ruim, dentista é do mal.  Não, nós não somos do mal... A abordagem é específica  àqueles que   estão na fase de início de dente, logo se tornando adultos,  para  não terem problemas dentários no futuro. E, claro, possibilitá-los em compartilhar  as informações necessárias sobre a saúde bucal aos familiares e amigos”, disse a profissional da Saúde   

De acordo com a coordenadora,  o atendimento da odontologia na cidade  é  oferecido gratuitamente  em  oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município,  onde tem  acompanhamento de profissionais (dentistas) que realizam o serviço para a população local.

“Para o atendimento local, existe atenção básica, com acompanhamento de dentistas e uma  assistente social, além de  incentivo do Sistema Único de Saúde.  Como coordenadora, estou tentando abrir mais possibilidades para  conseguirmos ter mais melhorias no atendimento do setor. Também,  temos o projeto Prótese pelo SUS,   o qual a Prefeitura de Jaciara tem investido recursos  com  contrapartida,  obtendo resultado satisfatório”, acrescentou.

Questionada sobre o tratamento dentário. “Iniciar o tratamento ainda fase infantil, evita não chegar na parte de reabilitação de prótese, que é importante, mas só para quem  está com sequelas. Então, a criança não precisa disso”, acrescentou

Além Além disso, a dentista da Saúde disse que o  trabalho de orientação é  realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)s e também nas escolas da rede  de ensino municipal.  “É um trabalho bastante intenso, envolvendo com as crianças e adolescentes. Porque a gente não faz um trabalho sozinho. Temos um conjunto de pessoas e áreas envolvidas”, finalizou.

“Nunca tinha participado de uma palestra como essa. Eu mesma não passava o fio dental corretamente nos dentes, depois  que vi ela (palestrante) ensinando, agora, vou fazer correto. Também, achei que a doutora foi bem direta nas explicações”, comentou a adolescente Lídia Santos, 14 anos,  moradora do bairro
 Santo Antônio.

Veja mais fotos aqui. 

 


Últimas Notícias