Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Fiscalizacao Aerea Otimiza Trabalho Dos ACSs E ACEs Em Jaciara

OPERAÇÃO BIRD: Fiscalização aérea otimiza trabalho dos ACS´s e ACE´s em Jaciara



Publicado em: 29 de Fevereiro de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa
Foto: Foto Drone

Entre as ações da mobilização contra o Aedes Aegypti foi realizada a Operação ‘Bird” (pássaro), onde através de imagens captadas entre os dias 18 e 20 de fevereiro, detectou seis propriedades com caixa d´água sem tampa e 63 imóveis com acumulo de lixo e possíveis criadouros do mosquito.

Nesta primeira etapa foi analisada uma área de 51 hectares na região do Bairro São Sebastião, onde segundo a dados da Vigilância Ambiental e notificações da Vigilância Epidemiológica do município, região que se concentra o maior índice de proliferação do mosquito.

Segundo o prefeito Ademir Gaspar de Lima, no relatório ‘Bird’, que utilizou a tecnologia de fotogrametria tridimensional foi possível identificar diversos prováveis focos de criadouro do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

“Utilizando o georeferenciamento fotográfico, o mapa fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde e auxilio do Google Maps foram listados todos os imóveis da área analisada de forma a optimizar os trabalhos dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias que atuam em Jaciara”, explica Ademir.

NOTIFICAÇÕES

De acordo com dados do setor Epidemiológico, no período de 1ª de janeiro ao dia 25 de fevereiro, foram registrados 573 casos de dengue e zika, sendo que no Bairro Santo Antônio foram 81 casos, no São Sebastião 78, Centro 71 notificações, Planalto 53, Cohab São Lourenço 41, dentre outros. 

LIMPEZA

Segundo informou a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Jaciara, já foram retiradas mais de 72 mil toneladas de entulhos do perímetro urbano com a mobilização.

Os bairros que já receberam a visita da equipe de limpeza são: Santa Rita, São Sebastião, Centro, Jardim Aurora, Jd. Leblon, Jd. Clementina, São Francisco, Nova Jaciara, Florais do Planalto, Santa Luzia, Boa Esperança, Cohab São Lourenço, Jd. Vitória, São Nicolau, Zé Araçá, Vila Martins, Santo Antônio e Jd. Esmeralda. Até nesta terça-feira (01/03) a limpeza será concluída em todo o município.

Na Mobilização trabalharam cerca de 50 colaboradores com o auxilio de 11 caminhões basculantes (sete contratados e quatro próprios) e outros seis maquinários (três pás carregadeiras, uma Topcat, duas retroescavadeiras e um motocana).

 

LEVANTAMENTO DOS CASOS NOTIFICADOS

DE DENGUE / ZIKA POR BAIRROS, JACIARA – MT,

PERÍODO DE 01/01 A 25/02/2016

 

BAIRROS

NÚMERO DE PESSOAS

BAIRRO SANTO ANTÔNIO

81

BAIRRO SÃO SEBASTIÃO

78

CENTRO

71

BAIRRO PLANALTO

53

COHAB SÃO LOURENÇO

41

BAIRRO SANTA RITA

34

JARDIM VITÓRIA

27

JARDIM SÃO NICOLAU

23

RESIDENCIAL ZÉ ARAÇA

22

JARDIM AURORA

16

VILA MARTINS

15

SANTA LUZIA

15

JARDIM BOA ESPERANÇA

13

NOVA JACIARA

09

JARDIM AEROPORTO

07

JARDIM CLEMENTINA

07

DISTRITO DE CELMA

06

JARDIM LEBLON

06

JARDIM IPANEMA

06

JARDIM ESMERALDA

05

JARDIM AURORA

05

RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO

04

VALE FORMOSO

03

COHAB JOÃO DE BARRO

03

ASSENTAMENTO BELEZA

01

VILA COMUNITARIA

01

SITIO PADRE CÍCERO

01

RESIDENCIAL FLAMBOYAN

01

FAZENDA OLHO D’ÁGUA

01

CHALEIRA PRETA

01

VILA UNIÃO

01

POR DO SOL

01

SANTA ROSA

01

CHÁCARA SANTA LUZIA

01

SEM TERRA – PROXIMO A CHALEIRA PRETA

01

 

 

Outros Municípios

 

SÃO PEDRO DA CIPA - MT

06

CAMBÉ – PR

02

GOIÂNIA – GO

01

FLORIANÓPOLIS - SC

01

GUARANTÃ DO NORTE - MT

01

DOM AQUINO

01

TOTAL

573

 

 

 


Últimas Notícias