Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Sabado E Dia De Vacinacao Contra A Poliomielite

SAÚDE: Sábado é dia de vacinação contra a Poliomielite



Publicado em: 14 de Junho de 2012
Texto: José Marques/Ascom
Foto: Divulgação / Reprodução

O Dia “D” de mobilização da primeira etapa da Campanha Nacional contra a poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, será no próximo sábado (16). A vacina é direcionada a crianças menores de 5 anos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, a enfermeira Mari Rose de Oliveira, os postos de vacinação estarão funcionando em todas as Unidades de Saúde Familiar, além do Centro de Especialidades.

Ela informou que o objetivo da Saúde Municipal é imunizar 2.067 crianças de 0 a 4 anos contra a doença até o dia 6 de julho. Rose alertou ainda sobre a importância dos pais e responsáveis em levar o cartão de vacinação.

Essa campanha é realizada todos os anos pelo Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A poliomielite é uma doença grave, causada e transmitida por um vírus, o poliovírus. A contaminação se dá principalmente por via oral e, na maioria das vezes, não é letal. Normalmente, o doente adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, para o Ministério enquanto houver a circulação do vírus em qualquer região do mundo a vacinação continua necessária.


Últimas Notícias