Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Com O Ecoponto Municipal Lixoes Deixaram De Existir Em Varias Localidades De Jaciara

CONSCIENTIZAÇÃO: Com o Ecoponto Municipal lixões deixaram de existir em várias localidades de Jaciara

Publicado em: 28 de Agosto de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara
Foto: Márcio Fidélis

O Meio Ambiente agradece! O município de Jaciara não tinha um local específico para destinar os resíduos sólidos produzidos nos lares, oficinas, borracharias, construções residenciais e comerciais, dentre outros. Com a criação do Ecoponto Municipal, várias localidades que antes eram utilizadas como lixões deixaram de existir no município.

O prefeito Ademir Gaspar de Lima esteve na manhã desta quinta-feira (27) no local e destacou que a criação do Ecoponto Municipal contribuiu para deixar várias regiões limpas. “O cidadão, de forma educada, entendeu o objetivo do espaço e está trazendo ou contratando serviços de fretes para descartar aquele lixo que o caminhão da coleta não leva”, conta o prefeito.

Antes, lixos como podas de árvores, entulhos de construções, pneus, móveis velhos, papelão, dentre outros materiais, eram encontrados descartados em várias localidades do município e nas principais vias de acessos a regiões turísticas como Estrada Parque Cachoeira da Fumaça, estrada do Gaeta, da Cachoeirinha, Estrada do Brilhante e pelas encostas do vale.

O senhor Neucir José Estefanello, que trabalha há oito anos com frete, conta que antes seguia a determinação onde era liberado. Ele relata que antes, por não ter um lugar específico, muitos descartavam o lixo em qual quer lugar da cidade.

“Sempre existiu problemas de lixo. Como não tinha um local as pessoas foram transformando vários lugares em lixão como ocorria na estrada do aeroporto, nas encostas e nas proximidades do clube Vila Nova. Este Ecoponto foi a melhor coisa criaram, além de fica localizado em um lugar estratégico, podemos fazer mais viagens em um intervalo de tempo mais curto”, relata Neucir.

Um dos problemas enfrentados no Ecoponto, e que anda movimentando as redes sociais, é o fogo que de forma criminalmente é ateado na localidade, o que vem causando transtornos aos moradores que vivem ao entorno e principalmente aos residentes do abrigo. A Administração Municipal está mais atenciosa quanto ao incidente e solicita a população que ajude a cuidar e fiscalizar o espaço.

Clique na Imagem para Ampliar!