Prefeitura Municipal de Jaciara Governo Municipal promove reunião para discutir o Programa de Regionalização do Turismo - Prefeitura Municipal de Jaciara

Turismo

Jaciara, 23 de junho de 2017

Foto: ASCOM/PMJ

O Governo Municipal de Jaciara promoveu dia 22 de junho, quinta-feira, no Museu Histórico de Jaciara, a primeira reunião da região do Vale do São Lourenço, sobre o Programa de Regionalização do Turismo.
Representantes de todos os municípios localizados nesta região, em referência ao Mapa Turístico do Estado estiveram presentes. A região contempla além de Jaciara, Juscimeira, Campo Verde, Dom Aquino e São Pedro da Cipa.
O Programa de Regionalização do Turismo é uma parceria entre os municípios para criação de rotas turísticas. A região turística Vale do São Lourenço possui um potencial, com modalidades turísticas de Turismo de Aventura, Turismo Rural, Turismo de Eventos, Turismo Ecológico, Agroturismo, dentre outros. As reuniões ocorrerão mensalmente e os representantes municipais acreditam bastante no sucesso deste programa.
O objetivo da regionalização do turismo é promover condições atrativas aos turistas que, ao programar suas viagens para mais de um município, usufruam diferentes opções turísticas, gerem divisas a mais de um município e conheçam distintos locais. Em tempos de recessão econômica, o Turismo Regional é uma excelente opção.
Segundo o economista e assessor municipal, Paulo Ricardo Franco, “o turismo é um dos grandes segmentos ligados à economia criativa, tal qual representa oportunidades e fontes de renda representativas ao desenvolvimento econômico regional”. Afirma ainda, que a cadeia turística está sendo estudada desde o início do ano e políticas de fomento serão, em breve, apresentadas a todo o Trade Turístico municipal e regional.
De acordo com a secretária de Turismo de Juscimeira, Keli Paniago, “a união entre os municípios é de fundamental importância para alavancar as atividades turísticas da região”. A secretária ressalta ainda que os municípios não devem competir, mas cooperar entre si, cada um oferecendo seus produtos e serviços. Quem ganha são os municípios e o turista que aproveita o que a região tem de melhor a oferecer.
A Região Vale do São Lourenço, por sua diversidade supracitada, oferece também produtos turísticos como artesanato, produtos da agricultura familiar e orgânicos. Esta cadeia econômica gera emprego e renda, além de divulgar a identidade dos municípios.
O trabalho para fomento da atividade ainda está em fase inicial e, como a maior parte das políticas econômicas de desenvolvimento, leva algum tempo para amadurecer e consolidar resultados, no entanto a relação institucional com o Governo do Estado e União vem sendo fortalecida junto às Secretarias e Ministérios, além de recursos de Emendas Parlamentares voltadas ao Turismo.

Publicado em 23/06/2017

Fonte: ASCOM/PMJ