Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Inauguracao Da Casa Do Mel Impulsiona Avanco Na Apicultura De Jaciara

AGRICULTURA: Inauguração da Casa do Mel impulsiona avanço na apicultura de Jaciara

Publicado em: 29 de Novembro de 2023
Texto: Jéssica Estellen - Ascom
Foto: Eliseu

A Prefeitura de Jaciara celebrou mais um marco importante para a comunidade e os apicultores locais com a inauguração oficial da Casa do Mel "Edson Alves de Souza" realizada nesta terça-feira (28). O evento, que aconteceu no Jardim Aeroporto II, contou com a presença  da prefeita Andréia Wagner, do secretário municipal de Agricultura Rodrigo Francisco (Tunicão), do presidente da Câmara de Vereadores Josias de Almeida, do secretário adjunto de Administração Sistêmica da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) Luluca Ribeiro, apicultores, vereadores, familiares do homenageado e membros da sociedade em geral.

A Casa do Mel representa um passo significativo na valorização da apicultura para a economia local. A prefeita Andréia Wagner, em seu discurso, reiterou seu compromisso em apoiar iniciativas que fortaleçam o setor agrícola.

"A Casa do Mel foi um sonho compartilhado por mim e por todos os apicultores, e hoje, sua concretização é a realização desse sonho. Nossa Casa do Mel não fica atrás de nenhuma; é a melhor do estado de Mato Grosso e vai impulsionar o desenvolvimento econômico local por meio do fortalecimento da apicultura,” celebrou Andréia.

O secretário municipal de Agricultura, Rodrigo Francisco (Tunicão), destacou os esforços da administração em criar um ambiente propício para o crescimento da apicultura.

"Agradeço por este avanço a todos os apicultores, estamos trabalhando arduamente para criar uma agricultura muito melhor. Parabéns a todos que acreditaram em uma agricultura mais próspera para Jaciara."

Josias de Almeida, presidente da Câmara de Vereadores, parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância da colaboração entre os poderes para impulsionar projetos que beneficiem diretamente os cidadãos.

Luluca Ribeiro, secretário adjunto da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), elogiou o comprometimento da cidade em fortalecer a apicultura, uma alternativa sustentável de renda para os agricultores.

Mauro Bogado, presidente da Associação de Apicultores do Vale do São Lourenço (Apivale) e um dos entusiastas do projeto, expressou sua grande satisfação com o espaço que contribuirá significativamente para impulsionar a prática da apicultura na região e proporcionar nossa geração de renda.

A participação expressiva de apicultores, vereadores, familiares de Edson Alves de Souza e membros ativos da sociedade local demonstrou a relevância conjunta desse momento histórico para Jaciara.

RECURSOS

A Casa do Mel em Jaciara foi construída por meio do repasse de recursos de transferência especial, provenientes do então deputado federal José Medeiros, no valor de R$ 402.850,42 e contou com a contrapartida do município no valor de R$ 52.901,32. Os equipamentos necessários foram adquiridos por meio de uma emenda da ex-deputada Rosa Neide, totalizando R$ 250.000, somados a uma contrapartida municipal adicional de R$ 47.970. Essa combinação de recursos permitiu a concretização do projeto, representando um investimento significativo na promoção e fortalecimento da apicultura local.