Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Conferencia Discute Os Rumos Para Uma Educacao Do Futuro

PLANEJAMENTO: Conferência discute os rumos para uma educação do futuro

Publicado em: 26 de Outubro de 2017
Texto: CLINTON DAVISSON- ASCOM/PMJ

Aconteceu nesta quarta-feira, 25 de outubro, a abertura da II CONAPEE (Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação) e III Conferência de Avaliação do Plano Municipal de Educação de Jaciara, no CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) Marechal Rondon.
O evento contou com as presenças da secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Neire Almeida, do vereador Vanderlei Silva de Oliveira, representando a Câmara Municipal, da assessora pedagógica, Mariley de Oliveira Freitas, do presidente do SINTEP-MT, Henrique Lopes, da presidente do SINTEP SUB SEDE Jaciara- MT, Doralice Vieira de Castro, do representante de pais na Comissão Organizadora Municipal, Jose Gomes da Silva, e o vereador, Cleiton Godoi, representou o prefeito, Abdo Mohammad.
O objetivo do evento é garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. Nesses eventos, portanto, os espaços de discussão são abertos à colaboração de todos — profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselhos de educação, legislativo, executivo, entre outros. Desta forma esta conferencia terá caráter Avaliativo e Deliberativo. Fundamentado  no documento Referência e da participação de todos formaremos um conjunto de propostas que indicará à Câmara dos Deputados Estaduais e Câmara de Vereadores Municipais  em conjunto com os gestores, Estaduais e Municipais as medidas legais necessárias à correção de deficiência e distorções do Plano Estadual e Municipal de Educação.
Segundo a secretária, Neire Almeida, as conferências de avaliação dos Planos Estadual e Municipal de Educação fazem parte de um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Municipal/Estadual.  “Nesse sentido, procuramos, além de avaliar o Plano Municipal já existente, assim como alinhar os propósitos do Município às metas estabelecidas nas esferas: estadual e nacional. Foi institucionalizado pela Lei Municipal no 1676/2015 de 24 de junho de 2015, Decreto Nº 3.298/2016, de 08 de abril de 2016, Portaria Nº 95/16 de 28 de junho de 2016 e Portaria 2014/17 do poder executivo local a Comissão de Avaliação do Plano Municipal de Educação.”, explica.
O evento com várias palestras para debater o direcionamento dos planos, termina nesta quinta-feira. A expectativa é de participação de mais de 200 profissionais ligados a educação, além de pais e alunos.