Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Engenhocas E Experimentos Sao Apresentados Em Feira De Ciencia Escolar

EDUCAÇÃO: Engenhocas e experimentos são apresentados em feira de ciência escolar

Publicado em: 11 de Dezembro de 2014
Texto: Márcio Fidélis / Sec. Mun. Educação

A Escola Municipal Maria Vilany Delmondes realizou a I Mostra de Ciências, na segunda-feira (1º) com trabalhos dos alunos do 6º ao 9º ano. Durante o evento foram apresentados experimentos confeccionados e produzidos por alunos da instituição, através dos quais pôde-se observar o entusiasmo e o despertar da curiosidade de cada participante.

Entre os experimentos, destaca-se a mostra da caixa preta, a câmara escura, gerador de Van de Graff, trilha dos sentidos, além de demonstrações de barco a vapor, centrífuga de sangue, vulcão, caminho do petróleo, curiosidades sobre cobras, ação da Coca-Cola, minhocário, biocombustível, energia eólica, impactos ambientais do vulcão, balão com gás, decompositores, transformação de energia, espectro, luva sem mão, formação de chuva, centrífuga, alcoolismo, materiais recicláveis e seu tempo de decomposição, barco a vapor, câncer de olho, inspiração e expiração, eletroscópio, ferrofluido e balão a prova d’água.

Os projetos dos alunos contaram com a orientação das professoras Lidiane Gomes e Cristiane Tavares e das supervisoras Cristiane Tavares e Selma Moura, e bolsistas Luciany Campos, Tatiane Campos, Cristiane Santos, Francielly Torres, Jéssica Moura do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) junto ao Instituto Federal de Mato Grosso, Núcleo Avançado de Jaciara, os quais também desenvolveram atividades, experimentos e experiências para demonstrar os conteúdos trabalhados durante todo o ano de 2014.

“Foi muito gratificante para os envolvidos na realização deste projeto, alcançando nossos objetivos que é construir novos conhecimentos, explorar a capacidade dos alunos em termo de criatividade, além de promover a interação e o envolvimento interdisciplinar, que é fundamental para aprimorar o trabalho em equipe”, finaliza Lidiane Gomes.