Dados gerais do Município


O município de JACIARA é um dos mais aprazíveis do sudeste mato-grossense. Dotado de um clima tropical quente e sub-úmido, com 4 meses de seca, de maio a agosto, sua precipitação anual é de 2.200 mm, com maior intensidade no período compreendido entre os meses de dezembro a abril.

       Estas características permitem que o município proporcione aos seus visitantes banhos de cachoeira, vôos panorâmicos sobre seus vales durante o dia e um lindo pôr-do-sol no cair da tarde.

       No período de maior precipitação, o clima fica mais ameno, com registro de temperaturas entre 22ºC e 25ºC, atraindo turistas para as cachoeiras, fazendas, pinturas rupestres, cavernas e diversos clubes de águas thermais a 10 km do centro da cidade, no município vizinho de Juscimeira – MT.

DADOS DE JACIARA

Fundação: ano 1958
Altitude: 367m a 400m
População: 25.666 habitantes
Área Total: 176.804,39 hectares
Dens. Demográfica: 13,83 hab/km²
CEP: 78.820-000
DDD: 66
Distância da capital: 140 km
IDH-M: 0,788

GEOLOGIA

      Observa-se que de acordo com as formações geológicas da região do município de Jaciara, segundo ZSEE (MT, 2001), (está inserido no Grupo Paraná e Formação do Furnas).  As características geológicas da região contribuíram para que as áreas inseridas no município apresentassem características geomorfológicas que resultam em formas de relevos exuberantes. Registrando a presença de serras e cavernas, com possibilidades para a prática do turismo contemplativo e ecoturismo.

GEOMORFOLOGIA

      BRASIL, (1982) E ZSEE/ MT (2001), aponta o município com a inserção na Unidade Geomorfológica do Planalto dos Guimarães, apresenta área de relevo razoavelmente elevada, com suave caimento, dissecado em forma tabular. As bordas da Serra dos Coroados e São Jerônimo se articulam a Oeste com a Depressão do Rio Paraguai, delineando uma feição cuestiforme. Em toda sua extensão o município apresenta 65% de áreas praticamente planas, 30% de áreas levemente onduladas e apenas 1% consideradas inaproveitáveis, registra-se uma altitude que varia de 367m na sede do Município a 980m na região do prata.
 

VEGETAÇÃO

    De acordo com o Macedo, (1995), os ecossistemas mais importantes no município são: Cerrados, Matas Ciliares e de Transição.

     Analisando o mapa da vegetação do ZSEE/ MT (2001), observa-se que a vegetação típica do Cerrado ocupa a maior parte do município, caracterizado pela Savana Arbórea Aberta.