Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Nova Gestao De Jaciara Descobre Rombo De R 13 Milhoes Na Prefeitura

DÍVIDA MILIONÁRIA : Nova gestão de Jaciara descobre rombo de R$ 13 milhões na prefeitura

Relatório de auditoria contendo raio-x das contas públicas será entregue por Andréia Wagner ao TCE-MT, Ministério Público e Câmara de Vereadores

Publicado em: 05 de Fevereiro de 2021
Texto: ASCOM/2021
Foto: ASCOM/2021

Finanças em risco com um rombo de R$ 13 milhões. Este é o cenário em que a nova gestão assume a Prefeitura de Jaciara (MT). Herança deixada pela administração anterior (2017-2020), o “buraco” nas contas públicas do município é resultado, conforme levantamento feito pela Secretaria Municipal de Administração e Finanças, sobretudo da execução de despesas não empenhadas.

Um terço da dívida herdada – R$ 4.460.000,00 (quatro milhões e quatrocentos e sessenta mil reais) – apurados até o momento foram de despesas não empenhadas, ou seja, foram contraídas e não registradas no balanço da Prefeitura Municipal. Isto é: não existe o instrumento legal de pagamento, o chamado empenho.

Diversos serviços – como coleta de lixo e pagamento de despesas do hospital – não tiveram seus pagamentos efetuados, os restos a serem pagos estão sem previsão legal de disponibilidade financeira para pagamento. Além disso, a ex-gestão de Abdo Mohammad deixou um rombo de mais de R$ 1.590.000,00 (um milhão e quinhentos e noventa mil reais) no Instituto de Previdência Municipal, o que pode comprometer as aposentadorias dos servidores municipais.

“A dívida demonstra um desequilíbrio total da ex-gestão." Avaliou Alexandre Russi, atual secretário de administração e finanças do município de Jaciara-MT.  "Medidas como contenção de gastos do Poder Executivo Municipal e outras providências são algumas ações para vislumbrarmos mais adiante um equilíbrio fiscal. O que temos que fazer agora é sanar as dívidas herdadas para retomarmos credibilidade junto aos fornecedores e servidores do município." Finalizou.

A  atual prefeita municipal de Jaciara-MT Andréia Wagner, considera a obrigação de planejar a gestão orçamentária, financeira e administrativa do Município, primando pela eficiência e transparência na gestão pública. "Precisamos de gestão para conciliar a recuperação das finanças e realizar a execução do que propomos, e aliado a isso, transparência, porque estamos lidando com o dinheiro público", garantiu a prefeita. Além disso, Andréia também garante que através das medidas e de boa condução na administração do momento atual, Jaciara será recolocada no caminho do desenvolvimento. "Estamos trabalhando muito, é uma corrida contra o tempo para recolocarmos Jaciara nos trilhos. Jaciara tem pressa!" Concluiu a prefeita de Jaciara Andréia Wagner.