Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Oficina De Capacitacao Do PDI Discute Demandas Da Gestao Municipal

TCE: Oficina de Capacitação do PDI discute demandas da gestão municipal

Publicado em: 13 de Julho de 2017
Texto: ASCOM/PMJ
Foto: GIL GOMES

Na manhã desta quinta-feira, 13 de julho, o TCE-MT (Tribunal de Contas do Mato Grosso) em Parceria com a Prefeitura Municipal realizou oficinas de capacitação do PDI (Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado). O evento aconteceu no Sindicato Rural de Jaciara, tendo início às 7h30 e terminou ao meio dia. Mais de 80 participantes de vários segmentos da comunidade, em especial da força de trabalho do Governo Municipal, participaram de palestras e debates, que envolveram discussões para as demandas do município dentro do escopo de propostas do TCE-MT.
De acordo com a coordenadora do PDI de Jaciara, Maria Helena da Silva, o evento tem como objetivo estimular a participação dos Conselhos de Políticas Públicas na elaboração e acompanhamento da execução do Planejamento Estratégico. “O PDI existe para ajudar na gestão do prefeito. Existe um alinhamento entre as diretrizes do Tribunal de Contas e a proposta de governo e isso envolve planejamento estratégico, transparência e consciência cidadã”, explica.
Segundo auditor público externo do TCE e coordenador do Projeto I do PDI, José Marcelo Perez, vivemos uma nova sociedade que demanda um novo modelo de gestão, mais organizada e participativa. “É preciso estimular a transparência e a participação dos cidadãos no processo de fiscalização dos recursos públicos. Isso é uma forma de ampliar a cidadania, o exercício do controle fiscal e melhorar os resultados das políticas públicas”, destaca.
Foram realizadas duas oficinas: uma para identificar as demandas da sociedade no que tange às políticas públicas e a outra para fomentar a implantação de ouvidorias e de canais de informação ao cidadão.
No final, os grupos de trabalho apresentaram os resultados que foram debatidos.