Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Dia Do Comerciante E Marcado Por Historias Emocionantes E Desafiadoras

RECONHECIMENTO : Dia do Comerciante é marcado por histórias emocionantes e desafiadoras

“A importância do recolhimento dos impostos pela Prefeitura contribui com o desenvolvimento do município”, diz superintendente de Finanças.

Publicado em: 15 de Julho de 2022
Texto: Everaldo Galdino/Ascom
Foto: Ascom

Cerca de 180 empresários, proprietários de estabelecimentos comerciais, sendo a maioria do ramo varejo, movimentam o comércio da região central de Jaciara.  Com isso, fortalecem a economia local e aperfeiçoam os investimentos na cidade.

Em comemoração ao Dia do Comerciante, celebrado neste sábado (16.07), a Prefeitura de Jaciara ouviu depoimentos de alguns comerciantes que acreditam no progresso do município.

Natural de Itumbiara (GO), vive desde 1995 em Jaciara, a comerciante Maria da Guia de Matos, 54 anos, a popular “Maria do Gás”, acreditou no sonho de montar o seu próprio negócio e contou sobre sua trajetória.

“Eu morava em Rondonópolis e cheguei aqui em 1995. Lá, eu trabalhava na empresa Copagás. Então, surgiu a oportunidade de assumir a representação da empresa em Jaciara. Vim para cá com a “cara e a coragem”, passei por muitas dificuldades, mas contei com ajuda de pessoas, inclusive, trabalham comigo até hoje”, relatou a comerciante, ao falar que conta com 8 funcionários, entre eles, pessoas que atuam há mais de 20 anos no seu estabelecimento, que fica na Avenida Xavantes, no bairro Vila Planalto.

Maria do Gás ainda destacou sobre a conquista de clientes e da aquisição de produtos de qualidade, que contribuíram ao crescimento do seu empreendimento na cidade.  “A clientela ajudou muito nesses anos de negócio, além da Copagás, que é uma marca boa e muito requisitada por todos”, completou.

Ao falar do negócio, que ajudou sua família, Maria do Gás afirma que, em nenhum momento pensou em desistir.

“Nenhum cliente me viu desanimada. O comerciante já nasce com alma de comerciante. Temos que estar sempre dispostos para atender os clientes. Aquele produto que não quero, também, não vendo para os meus clientes. Nesses 20 anos no comércio, mais ganhei do que perdi”, complementou, ao dizer que buscou conhecimento com outros comerciantes como empresário o Sebastião Pereira, além dos gestores do Poder Executivo Municipal, quanto aos assuntos relacionados ao comércio local.

Covid-19 e seus reflexos

“Já acompanhei a atuação de vários prefeitos, que foram muito bons. Mas cada um teve seu jeito de trabalhar... Com a pandemia, claro, tivemos dificuldades. E quando iniciou a gestão da prefeita Andréia, começou a pagar os servidores públicos em dias, assim, melhorou a circulação do dinheiro no comércio.  Porque quando paga o comerciante, o dinheiro gira na praça. A gente vê  que houve mudanças na Administração, como os serviços que estão sendo feitos na cidade”, finalizou.

Novo empreendimento

Já o jovem casal de empresários Millena  Marjorie Silva e Neyviton Félix  Silva,  proprietários da escola de idiomas KNN, que há dois meses foi inaugurada  na cidade, falou sobre os motivos que levaram em investir no município.

“Escolhemos Jaciara para trazer uma novidade a este espaço. Ficamos um ano pesquisando uma cidade para investir, além de  somar e trazer uma escola que oferecesse uma  forma diferente, alegre e divertida de aprender um segundo idioma.  Os nossos alunos falam de forma  natural.  Mas  aprender uma segunda língua estrangeira é um ato de liberdade”, explicou o comerciante  Neyviton Félix, que é um dos professores da escola.

“Aqui, a gente viu a possibilidade de ter mais qualidade de vida. Pois temos dois filhos pequenos. Saímos da correria de Cuiabá para cá. Por que não empreender em Jaciara? Aqui tem um grande potencial em riquezas naturais. Com certeza, é um link perfeito que nós queremos passar aos nossos alunos e toda população jaciarense”, disse a sócia e esposa de Neyviton, Millena Silva.

O empreendimento do casal conta com uma estrutura moderna, com salas climatizadas para o ensino de idiomas Inglês, Espanhol, Francês e Alemão e encontros educacionais, situada na Rua Juruce, no Centro da cidade.

CDL - Ao falar da data comemorativa, a Câmara de Dirigentes Logistas  (CDL) de Jaciara, criada desde 2007, que também aniversaria neste mês, parabenizou a classe empresarial pela coragem de investir no município, destacando ações  importantes  que tiveram a parceria do Executivo Municipal, a fim de fortalecer o comércio.

“Uma das principais ações da CDL é promover o crescimento econômico  ao município. Vale lembrar que, o dinheiro que circula nos estabelecimentos comerciais, pelos consumidores, principalmente servidores públicos, que recebem em dias, contribuem aos comerciantes, que pagam seus impostos no âmbito municipal, estadual e federal. Com isso, gera mais emprego e renda à população, e faz  crescer a cidade”,  disse o vice-presidente da  CDL do municipio, Walmir  da Silva.

Importância dos impostos no comércio - Para o superintendente municipal de Finanças, Claudécio Gonçalves da Silva, o pagamento dos impostos pelos comerciantes contribuem para melhorias dos serviços  no município.

“Os comerciantes contribuem com os impostos para o setor. O ICMS, por exemplo, é um imposto estadual. O município recebe uma parte desta cota exigida em lei deste imposto, que é mensalmente. Também, temos o Imposto Sobre Serviços (ISS), para àqueles comerciantes que prestam serviços na cidade, além da taxa de alvará. Lembrando que, existem outros impostos federais que são obrigatórios”, explicou o gestor, ao salientar a importância dos consumidores de Jaciara solicitarem a nota fiscal no momento da compra nos estabelecimentos, para que o dinheiro dos impostos circule e traga mais investimentos ao município.