Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura Promove I Forum Comunitario Pro Selo Unicef

MELHORIAS: Prefeitura promove I Fórum Comunitário Pró Selo Unicef

Publicado em: 18 de Junho de 2018
Texto: Camila Cabral/ ASCOM-PMJ

Com intuito de buscar novas políticas e melhorias voltadas para a infância e adolescência, no dia 20 de junho, quarta-feira, o Governo Municipal através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Comissão Municipal Pró-Selo Unicef realizará o I Fórum Comunitário do Selo Unicef (edição 2017-2020), às 7h30, no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Marechal Rondon.

Para adesão do Selo o município precisa cumprir 17 indicadores ao longo do programa, contudo, 12 precisam de mais ênfase, sendo cinco pré requisitos e sete serão discutidos e escolhidos juntamente com a comunidade no 1º Fórum Comunitário.

"Ao final deste Fórum iremos potencializar as ações. Em 2019 vamos para a reunião intermediária que é a checagem do que estamos fazendo. Já em 2020 completamos com o 2º Fórum onde iremos analisar resultados e em julho finalizaremos as ações para sermos contemplados com o Selo", explica Ana Paula.

A coordenadora operacional da plataforma Busca Ativa, Tamiha Mohammad, considera a adesão ao Selo algo muito importante para o município. "Dentro do Selo tem várias ações, por exemplo a busca ativa que visa facilitar o monitoramento de crianças que não estejam na escola e tudo que possa de fato melhorar a qualidade de vida das crianças", informou a coordenadora.

De acordo com Ana Paula para que Jaciara adquira o Selo é preciso contemplar todas as ações sugeridas pela Unicef. "A Busca Ativa é uma dessas ações que tem o objetivo de tirar da evasão escolar as crianças de 4 a 17 anos, cuidar da saúde dessas crianças, movimentar políticas públicas para que elas saiam da vulnerabilidade. Essa são ações que o município já faz mas, agora, vamos potencializar isso para que possamos alimentar a base do Selo", informou Ana Paula.

Saiba Mais

Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e adolescentes para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição.

A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.

Fonte: Instituto Peabiru