Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Ser Mulher E Ser Resistencia Forca E Coragem Diz Estudante

DIA DA MULHER: “Ser mulher é ser resistência, força e coragem”, diz estudante

Publicado em: 07 de Março de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Everaldo Galdino/Ascom

Continuando a série de entrevistas especiais, alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (08.03) em todo país, quem foi convidada para um bate papo com a Prefeitura de Jaciara é a estudante de administração Giovana dos Santos Silva, 24 anos.

“As mulheres são seres iluminados que conquistam seus espaços há muito tempo, abrindo caminhos para o futuro! A verdadeira mulher sabe exatamente o que ela pode ser e onde ela deve estar, sem limitações para seus objetivos. Mulher nunca vai deixar de ser mulher pelo que ela é e onde ela vai estar. Toda mulher deve se empoderar sem medo de viver”.

Giovana ainda aproveitou o momento para deixar uma mensagem às mulheres neste dia especial.

Que a mulher possa sempre ter o direito em recomeçar, principalmente para aquelas que sofrem algum tipo de violência. Uma mulher, quando reconhece sua força, se torna uma fonte inesgotável de inspiração”, completou

Dona de si, Giovana faz uma reflexão carregada de autoestima, mas conta que enfrentar o machismo não foi tarefa fácil.

Giovana conta que nesses últimos dois anos, passou momentos difíceis, em razão de ter sofrido violência psicológica, verbal e doméstica, causada pelo ex-marido, pai do seu filho.

“Ele me xingava, me ofendia e me maltratava.  Quando eu estava grávida de quatros meses do meu bebê, sofri com a violência doméstica.  Porque não podia falar nada. Me ameaçava em bater. Não podia falar com  homens e nem meus parentes.  Não deixava usar objetos pessoais.  Então, foram os piores anos da minha vida. Porque só quem vive, sabe”, relatou sobre época que ela considera turbulenta ao lado do ex-companheiro.

Segundo a estudante, não sofreu agressão física, mas foi um período difícil que superou, pois teve a força e coragem para resistir e realizar a denúncia contra o malfeitor para as autoridades competentes. Depois que passou essa fase, a estudante falou que fez acordo legal com ex-companheiro, para não afetar a convivência dele com o filho.

“Se a gente conta essa situação para as pessoas, elas não acreditam. Para elas, o psicopata é melhor homem do mundo. Sou uma mulher e vivo sendo julgada o tempo todo por isso”, desabafou.

O Dia Internacional da Mulher - É uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.