Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura Contrata Servico De Videomonitoramento Interligado Com A PMMT

VIGILÂNCIA INTEGRADA: Prefeitura contrata serviço de videomonitoramento interligado com a PMMT



Publicado em: 16 de Dezembro de 2022
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Mário Márcio

A prefeita de Jaciara Andréia Wagner (PSB) anunciou na manhã desta quinta-feira (15.12), uma nova contração do governo municipal para melhorar a segurança na cidade: o serviço de vídeomonitoramento pela Sociedade Empresária Camarite SA, empresa catarinense especializada para o fornecimento de solução em segurança, por meio de plataforma de monitoramento, incluindo manutenção preventiva e corretiva, gravação, armazenamento, gerenciamento via aplicativos e outros.  

Foram instaladas 40 câmeras de vídeomonitoramento nas imediações dos prédios públicos do Poder Executivo Municipal, a fim de garantir proteção e  mais segurança do bem público.

A Camarite, licenciada pela Microsoft, oferece soluções de monitoramento para cidades por meio de inteligência artificial e câmeras de vigilância integradas, com armazenamento 100% em nuvem.   O serviço é referência na cidade de São Paulo (SP), como já trouxe economia quase 3,6 milhões ao ano com mais de 4.000 câmeras de vigilância.  Jaciara é a primeira a cidade de Mato Grosso que contrata o serviço da empresa catarinense.  

  

“É um serviço que a Polícia Militar terá o acesso 24 horas por dia para agregar aos trabalhos da instituição, quanto a proteção do cidadão e do bem público.   Além disso, 110 moradores já instalaram as câmeras, de forma particular, o que soma com esses equipamentos instalados, divididos em torno do município. Resumindo, a PM tem acesso as 150 câmeras já em funcionamento”, disse a gestora municipal.   

Durante o anúncio sobre o serviço no gabinete da prefeita, participaram o comandante da 7ª Companhia Independente de Policia Militar da Mato  Grosso, tenente-coronel Handson Freitas, o presidente da Câmara de Jaciara, Cloves Pereira, e o vereador Zilmar Medeiros. 

“Essa parceria da prefeitura com a empresa privada reverte à Segurança Pública e principalmente ao cidadão jaciarense. Na questão de vigilância, o que impacta à Policia Militar e Civil para prevenção de crime?  Teremos a imagem em tempo real, facilitando às instituições de segurança. Caso haja  ocorrência de crime, a imagem visualizada pelas câmeras poderá servir como prova para inquérito policial.  Hoje, a grande dificuldade é o meio de colher provas”, explicou o tenente-coronel  Handson Freitas.

“A Prefeitura adquiriu o serviço para atender os prédios públicos e também disponibilizou o acesso a outras câmeras de monitoramento já existente na cidade. Atualmente, Jaciara conta com 150 equipamentos disponíveis. Só na Avenida Antônio Ferreira Sobrinho, por exemplo, temos 14 câmeras funcionando, fora o sistema IOS e Android. Então, agradeço prefeita, o  vereador Zilmar, por acreditarem no nosso projeto, além da Policia Militar,  que terá seu sistema de videomonitoramento ligado com da Camarite”, salientou o representante da Camerite, Leonardo Amarilha,

 “Investir em segurança é investir no bem estar da população e na qualidade de vida. Então, essa contratação autorizada pela prefeita Andréia é inédita e vem trazer 100% de segurança à nossa cidade”, comentou o presidente do Legislativo Municipal, Cloves Pereira.

Combate ao crime – Quinze câmeras adaptadas a um sistema de videomonitoramento estão sendo implantadas em Jaciara. A implantação conta com equipamentos de precisão com tecnologia avançada. O valor do investimento é de R$ 1,6 milhão, proveniente de emenda parlamentar de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB). A Stelmat, vencedora da licitação, presta o serviço no município. 

De acordo com o tenente-coronel Handson Freitas, serão utilizadas no trabalho as câmeras OCR, utilizadas na varredura com informações de todas as placas de caminhões e demais veículos suspeitos.

"O videomonitoramento será feito pela Polícia Militar em Jaciara em parceria com a SESP, por meio do Centro Integrado de Operações (CIOSP). Com isso, toda a imagem captada chega imediatamente  para os operadores que acionam as forças policiais quando um veículo com registro  de ocorrência passar  por uma das vias monitoradas", explicou Handson.

As câmeras monitoram a entrada e a saída  de veículos e as imagens servem  para investigações de crimes, serviços de inteligência e a garantia  da segurança pública. O serviço de videomonitoramento  funcionará 24 horas por dia e todos os dias da semana.

Outro aspecto, destacado pela prefeita Andréia Wagner, é o cerco para o enfrentamento aos índices criminais,  afim de obter resultados importantes e demonstrar, também, que o método aplicado é eficiente.

Veja mais  fotos aqui. 

 

  

 

 

 

 

 


Últimas Notícias