Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura Implanta Sistema De Protocolo Web Para Agilizar Processos E Protocolos

TRANSPARÊNCIA: Prefeitura implanta sistema de protocolo web para agilizar processos e protocolos

Organizar para produzir mais e atender melhor é a meta.

Publicado em: 19 de Maio de 2016
Texto: Márcio Fidélis / Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Jaciara já está trabalhando desde o início do mês de maio com o novo sistema de protocolo web implantado no Paço Municipal e que será implantado e utilizado nas secretarias municipais.

O objetivo do novo sistema é  otimizar a entrada, bem como o acesso à tramitação de processos e documentos circulantes entre secretarias, setores e servidores.

Nesse sentido, o novo sistema foi implantado inicialmente na recepção do Prédio da Prefeitura. Os serviços prestados pelos Setores de Fiscalização Tributária, Compras, Licitação, Engenharia, Recursos Humanos, Departamento Jurídico, Execução Orçamentária, Patrimônio, Controle Interno, Núcleo de Tecnologia da Informação, Contabilidade, Tesouraria, Comunicação, Planejamento, Gabinete e Administração darão entrada e prosseguimento nos processos através deste protocolo.

Os funcionários já receberam o treinamento e agora será preciso orientar os munícipes sobre as facilidades deste novo modelo de atendimento.

De acordo com o Supervisor de TI do município, Robson Marcidelli, a Prefeitura possuía um sistema de protocolo antigo, que não acompanhou a evolução da administração pública e já estava em desuso. “Essa inovação vem para organizar, gerenciar e localizar, de forma mais ágil e segura, todos os processos da administração pública municipal, possibilitando ao munícipe acompanhar via internet (pelo número do protocolo e documento cadastrado) o andamento das solicitações com a comodidade do acesso virtual. E quem sai ganhando é a população, que tem mais transparência e agilidade na execução dos serviços.”, explicou Robson.

O novo sistema vai proporcionar um ganho em velocidade para os interessados, que poderão acompanhar o desenvolvimento dos processos via internet e, inclusive, consultar o parecer de cada setor. Esse sistema também garante muito mais transparência nos procedimentos, pois poderão ser acessadas em tempo real pelos interessados de cada processo. Para a Prefeitura, o novo sistema vai garantir economia de papel e de tempo, além de resultar em um ganho de produtividade.

Segundo Robson, responsável pela implantação do SIAPWEB, a finalidade do novo sistema de protocolo web é a gestão das informações a serem veiculadas através da internet e, além disso, o novo sistema vai ao encontro da Lei 12.527/2011, conhecida popularmente como Lei da Transparência, que visa assegurar o acesso e a gestão transparente de informações, garantindo sua disponibilidade, autenticidade e integridade.

A implantação do novo protocolo nas secretarias acontecerá de forma gradativa e a expectativa é de que até o final de 2016 todas elas já estejam com o novo sistema em funcionamento.

Consulta do Processo pela internet

O protocolo de solicitação é presencial, mas há a opção via internet, no site do município para Consulta do Andamento Processual. Basta acessar o link Consulta Processual na página principal ou através do link Acompanhamento de Processos no Portal Transparência.